Estrutura interna da terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura interna da Terra
O interior da Terra, assim como o interior de outros planetas terrestriais, é dividido por critérios químicos em :
 uma camada externa crosta de silício,
 um manto altamente viscoso, e
 um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida. Esta camada líquida dá origem a um campo magnético devido a convecção de seu material,eletricamente condutor.
O material do interior da Terra encontra frequentemente a possibilidade de chegar à superfície, através de erupções vulcânicas e fendas oceânicas.
Muito da superfície terrestre é relativamente novo, tendo menos de 100 milhões de anos; as partes mais velhas da crosta terrestre têm até 4,4 bilhões de anos.


Estrutura Estática
 Atmosfera (0 a -10.000 km)
 Crosta (até40/70 km)
 Manto (até 2900 km)
 Núcleo externo (líquido - de 2900 a 5150 km)
 Núcleo interno (sólido - Até 6371 km)
Estrutura Dinâmica
 Litosfera (até 100km)
 Astenosfera (até 400 km)
 Núcleo
Tomada por inteiro, a Terra possui aproximadamente seguinte composição em massa:
 34,6% de Ferro
 29,5% de Oxigénio
 15,2% de Silício
 12,7% de Magnésio
 2,4% de Níquel
 1,9% de Enxofre 0,05% de Titânio
Interior
O interior da Terra atinge temperaturas de 5.270 K. O calor interno do planeta foi gerado inicialmente durante sua formação, e calor adicional é constantemente gerado pelo decaimento de elementos radioativos como urânio, tório, e potássio. O fluxo de calor do interior para a superfície é pequeno se comparado à energia recebida pelo Sol (a razão é de 1/30k).
NúcleoTambém chamado de Nife, Centrosfera ou Barisfera e, em planetas como a Terra, dada sua constituição, pode ainda receber o nome de Metalosfera. A massa específicamédia da Terra é de 5.515 quilogramas por metro cúbico, fazendo dela o planeta mais denso no Sistema Solar. Uma vez que a massa específica do material superficial da Terra é apenas cerca de 3.000 quilogramas por metro cúbico, deve-seconcluir que materiais mais densos existem nas camadas internas da Terra (devem ter uma densidade de cerca de 8.000 quilogramas por metro cúbico). Em seus primeiros momentos de existência, há cerca de 4,5 bilhões de anos, a Terra era formada por materiais líquidos ou pastosos, e devido à ação da gravidade os objetos muito densos foram sendo empurrados para o interior do planeta (o processo é conhecidocomo diferenciação planetária), enquanto que materiais menos densos foram trazidos para a superfície. Como resultado, o núcleo é composto em grande parte por ferro (80%), e de alguma quantidade de níquel e silício. Outros elementos, como o chumbo e o urânio, são muitos raros para serem considerados, ou tendem a se ligar a elementos mais leves, permanecendo então na crosta.O núcleo é dividido emduas partes: o núcleo sólido, interno e com raio de cerca de 1.250 km, e o núcleo líquido, que envolve o primeiro. O núcleo sólido é composto, segundo se acredita, primariamente por ferro e um pouco de níquel. Alguns argumentam que o núcleo interno pode estar na forma de um único [cristal]] de ferro. Já o núcleo líquido deve ser composto de ferro líquido e níquel líquido (a combinação é chamadaNiFe), com traços de outros elementos. Estima-se que realmente seja líquido, pois não tem capacidade de transmitir asondas sísmicas. A convecção desse núcleo líquido, associada a agitação causada pelo movimento de rotação da Terra, seria responsável por fazer aparecer o campo magnéticoterrestre, através de um processo conhecido como teoria do dínamo. O núcleo sólido tem temperaturas muito elevadaspara manter um campo magnético (veja temperatura Curie), mas provavelmente estabiliza o campo magnético gerado pelo núcleo líquido. Evidências recentes sugerem que o núcleo interno da Terra pode girar mais rápido do que o restante do planeta, a cerca de 2 graus por ano.
[editar]Manto
O manto estende-se desde cerca de 30 km e por uma profundidade de 2900 km. A pressão na parte inferior do mesmo é...
tracking img