Equoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE HIPOTERAPIA NA AQUISIÇÃO DO SENTAR INDEPENDENTE EM UM PACIENTE DIPLÉGICO ESPASTICO: ESTUDO DE CASO

L. R. Silva, M. J. S. Alves, R. C. C. Souza, T. P. D. D. Frazão

Fisioterapia/Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, Brasil

e-mail: magno_j@yahoo.com.br

Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar se a Hipoterapia influência naaquisição do sentar independente, em um paciente portador de Paralisia Cerebral do tipo diplégico espastico. Este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa do tipo exploratória desenvolvendo-se por um estudo de caso, tendo sido realizado uma avaliação inicial, na qual utilizou o teste de Função Motora Grossa (GMFM-66). Esse método de avaliação consiste em 66 itens divididos em 5 dimensões: A,B,C,D,E.E cada item contém quatro opções de 0 a 3 na qual 0 - não inicia; 1- inicia; 2-completa parcialmente, 3- completa totalmente os comandos dos itens. Para esse estudo, foi administrada somente uma dimensão a (B) sentar, composta por 20 itens numerados de 18 a 37, sendo a pontuação máxima para a dimensão B de 60 pontos. Após as 10 sessões de intervenção que tiveram a duração de 30 minutos podemosobservar o benefício da hipoterapia para propiciar o ganho do controle postural, dando condições ao paciente de permanecer na posição sentada.

Palavra chave: Paralisia Cerebral, Hipoterapia, sentar independente.

Abstract:

Introdução

A paralisia cerebral (PC) também conhecida como encefalopatia crônica da infância é uma série heterogênea de síndromes clínicas de etiologia nãoprogressiva que ocorre em um cérebro imaturo, ou seja, em desenvolvimento nos períodos pré, peri ou pós-natal. É caracterizada por distúrbios motores e alterações posturais permanentes que tornam o movimento voluntário descoordenado, estereotipado e limitado, dificultando o desempenho das atividades funcionais na rotina diária [1].
Entre as classificações utilizadas, a mais aceita é a publicada em1956 pelo Comitê da Academia Americana de Paralisia Cerebral, que leva em conta os tipos de disfunção motora presentes e a topografia dos prejuízos e se dividem em: espásticas (hemiplegia, diplegia, quadriplegia), discinéticas (extrapiramidal ou coreoatetósica), atáxica, hipotônicas e mistas [2].
Na diplegia verifica-se um maior comprometimento de membros inferiores em relação aos membrossuperiores, mas os indivíduos possuem um bom controle de tronco e cabeça [3].
Porém, um dos maiores problemas dos pacientes com paralisia cerebral, inclusive em alguns casos de diplegia, é a manutenção do controle postural, o que dificulta o desempenho de atividades funcionais na rotina diária [1].
No entanto, quando se discute o posicionamento de indivíduos com paralisia cerebral éfundamental ressaltar a importância da postura sentada, sua conquista possibilita o aperfeiçoamento das habilidades manuais, o desenvolvimento postural, visual, perceptual e cognitivo, tornando o indivíduo mais dinâmico e participativo.
Esta posição permite a liberação das mãos que favorece o manuseio de objetos, agarrar e solta, e o controle olho-mão [4].
O equilíbrio de tronco é umacapacidade fundamental para o sentar da criança, promovendo sua independência funcional e habilitando-a para as próximas fases do desenvolvimento neuropsicomotor [5].
No propósito de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, tornando-as mais participativas na sociedade, têm-se dado muito valor as terapias que melhoram a funcionalidade do indivíduo no seu dia-a-dia, na tentativa de inclusãode atividades e participação social [6]. Dessa forma, a fisioterapia deve contemplar atividades que desperte interesse e, ao mesmo tempo, ter caráter terapêutico. Surge então, a possibilidade de inserção da prática da Hipoterapia.
A Hipoterapia é um recurso terapêutico destinado à reabilitação, diferenciando-se do tratamento clínico convencional, pois o mesmo é realizado ao ar livre,...
tracking img