Equipamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









Introdução


Com base na pesquisa feita em ralação ao assunto, será exposto nesse trabalho um relatório individual com fotos sobre alguns equipamentos odontológicos, referente ao estudo realizado em sala de aula no curso de THD. Os equipamentos apresentados serão: Cadeira Odontológica, Equipos, Amalgamador, Fotopolimerizador Mocho, Estufa, Autoclave, RX,Ultra-Som e Canetas de Alta Rotação, cada um individualmente possui sua particularidade e objetivo dentro de um consultório odontológico, sendo assim apresentados no desenvolvimento desse trabalho.
Desenvolvimento


Cadeiras
[pic]
Os primeiros tratamentos dentários eram feitos no chão e hoje confortáveis cadeiras seguem ergonomia que acomodam o paciente. Dizemque ir ao dentista é uma falta de prazer. O tratamento ainda oferecer dor, porém o avanço tecnológico tem diminuído esta dor. Se voltarmos para séculos atrás notamos que o atendimento era feito em condições precárias.
O local onde era feito o tratamento dentário foi alvo de uma longa evolução. Nos primórdios, o "dentista" sentava-se no chão diante do paciente para realizar o tratamento.
Osgregos criaram a primeira cadeira para fins cirúrgicos, a definição de consultório odontológico surgiu através de Pierre Fuchard, considerado o "pai da odontologia moderna.” Em Paris, a partir de 1719, ele passou a colocar o paciente em uma cadeira com um encosto almofadado, na época, o dentista é quem ia atrás do paciente.
A cadeira odontológica mais antiga que se tem conhecimento foiutilizada por Josiah Flagg nos Estados Unidos entre 1790 e 1812, era de nogueira, possuía um almofadado para a cabeça e apoio para os braços, a cadeira era sempre colocada próxima a uma janela, pois o tratamento era feito com a luz natural. Como o dentista é quem ia procurar o paciente, a cadeira era portátil e de fácil montagem, acoplada a uma caixa, a qual era transportada ao lugar onde o pacienteestava, era utilizada por volta de 1885 a 1930. Abaixo exemplos das cadeiras: O "motorzinho" ou trépano a pedal, reprodução de 1929, mas ela existia desde o início da década de 1760. Um dentista pedalava igual a uma máquina de costura e outro aplicava o "motorzinho" no dente cariado. Devido à trepidação, o paciente sempre tinha seu dente aberto mais que o necessário.


Embora pareça que opaciente está preso, as cintas no tórax, abdômen e pernas serviam para sua segurança, evitando o deslizamento do corpo. A cadeira é da década de 1920, menos anatômica que as atuais, lembrava bem uma cadeira de barbeiro. Nos anos de 1930, surge a industrialização das cadeiras odontológicas, próximas aos padrões atuais.
   Nos anos 70 ela toma o formato atual, com mesas e aparelhos auxiliares.Atualmente, as cadeiras seguem a ergonomia do paciente, dando-lhe comodidade e facilitando os diversos ângulos que o dentista precisa para a realização dos procedimentos.


[pic][pic]













Equipos
Existe equipos acoplados ou cart, podem ter três ou quatro terminais, sendo um para seringa tríplice. O equipo modular com três pontas foi desenvolvido para trabalhos de protéticosou laboratoriais, escolas de treinamento de prótese e odontológico. O equipo cart odontológico com 3 pontas, 4 rodízios, foi desenvolvido para substituir e modernizar os atuais e antigos consultórios odontológicos, bandeja de inox, ergonômico com curvas modernas. Foi lançado um modelo atual de um equipo modular portátil. Veja foto a baixo:


[pic][pic]


[pic][pic]



Amalgamador
Amedida que o trabalho torna-se mais dependente da técnica, o número de acidentes e doenças profissionais aumentam de maneira impressionante.
Sendo o cirurgião-dentista um trabalhador que usa e depende cada vez mais da técnica, está também exposto a um risco muito grande de contrair doenças profissionais e doenças do trabalho.
Dentre os riscos a que o odontólogo está sujeito, diariamente,...
tracking img