Equipamentos medicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2010, v. 11, n. 11, p. 51 – 60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA ACADÊMICOS DE BIOMEDICINA
1Santos, A. N.; 1 Mendes, A. N. dos A.; 1Gonçalves, B. F. da S.; 1Brito, D. M. de; 1Pedro, E. M.; 1Ramos, P. C. dos S.; 2 Souza- Lemos, C.
1 Acadêmicas do Curso de Biomedicina da Universidade Castelo Branco – 5° Período – Campus Realengo – Rio de Janeiro/RJ.
2 Doutora pelaFundação Oswaldo Cruz e professora da Universidade Castelo Branco – Campus Realengo – Rio de Janeiro/RJ.
RESUMO
A Biomedicina é a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para o diagnóstico das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento. Omercado atual seleciona cada vez mais os novos profissionais que atuarão dentro de empresas e que farão parte do quadro funcional das instituições públicas e privadas. O Estágio Supervisionado tem como objetivo esclarecer e auxiliar toda e qualquer dúvida quanto às premissas que envolvem as atividades inerentes ao Estágio Supervisionado.
A perspectiva é que o estágio supervisionado éindispensável para a vida do futuro profissional porque dará oportunidade ao aluno de se defrontar com problemas concretos que irá enfrentar após a conclusão do curso.
Palavras-Chave: Estágio supervisionado, estagiário biomédico.
INTRODUÇÃO:
O mercado atual seleciona cada vez mais os novos profissionais que atuarão dentro de empresas e que farão parte do quadro funcional das instituições públicas eprivadas. O Estágio Supervisionado tem como objetivo esclarecer e auxiliar toda e qualquer dúvida quanto às premissas que envolvem as atividades inerentes ao Estágio Supervisionado, possibilitando ao estudante a concretização e a integração teoria-prática-teoria dos conhecimentos necessários à sua formação profissional básica; conscientizar o corpo discente sobre a importância de um bom estágio paragarantir sua inserção no mercado de trabalho; atender às especificidades do curso para cada etapa do estágio; oportunizar atividades de aprendizagem social, profissional e cultural adequadas aos valores éticos de sua área de formação; promover por meio do exercício da reflexão crítica, a identificação das possibilidades e limitações do campo de atividade específico e a criação de alternativas parasuperá-las; estimular no estagiário uma atitude de questionamento contínuo, que possibilite a produção de novos conhecimentos e sua divulgação.
A Lei 9.394/96, no Artigo 43, Inciso III, referente aos objetivos da educação superior, estabelece: “formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, hábitos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento dasociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua”. Podemos concluir ser fundamental que o futuro profissional tenha uma vivência prática em sua área específica de formação, permitindo-lhe apreciar, no dia a dia de uma experiência orientada em situações concretas, o que irá enfrentar após a conclusão do curso e analisar esta prática à luz da teoria estudada.
52
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:
Os estágioscurriculares são regidos pela seguinte legislação:
• Lei 11.788, de 25/10/08 - dispõe sobre estágio do estudante de nível superior, educação profissional, de Ensino Médio, da educação especial e dos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade profissional da Educação de Jovens e Adultos.
• Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Número 9.394/96, de 20/12/96
A perspectiva éque o estágio supervisionado é fator indispensável para a vida do futuro profissional, porque dará oportunidade ao aluno de se defrontar com problemas concretos que irá enfrentar após a conclusão do curso.
O QUE É ESTÁGIO SUPERVISIONADO?
O Estágio Supervisionado é a exteriorização do aprendizado acadêmico fora dos limites da Universidade. É o espaço onde o discente irá desenvolver seus...
tracking img