Equipamentos intrinsecamente seguros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecer Escola Técnica











Sílvia Helena Moreira Lage











EQUIPAMENTOS INTRINSECAMENTE SEGUROS



















Belo Horizonte
2013Segurança Intrínseca:


Origem:

A origem da segurança intrínseca data do inicio do século na Inglaterra, quando uma explosão em uma mina de carvão mineral provocou a perda de muitas vidas. Umacomissão foi formada para investigar as causas do acidente, começou-se então a analisar a possibilidade de ignição ter sido provocada por uma faísca elétrica, no circuito de baixa tensão que erautilizado na época.

Os mineiros acionavam uma campainha avisando os trabalhadores da superfície que os vagões estavam carregados com o minério.

A campainha era acionada por uma ferramenta metálica, quefechava o circuito através de um par de fios distribuídos pelas galerias. Como a fonte de energia era composta por uma bateria de seis células Leclanche, com baixa tensão e corrente, o circuito eraconsiderado seguro.

[pic]

Uma pesquisa posterior provou que o fator mais importante, a fim de considerar um circuito seguro é a energia que ele armazena.

No caso da mina a energia estavaarmazenada no indutor da campainha e nos longos fios de interligação. A circulação da corrente no pondo de chaveamento, se não for devidamente limitada, pode gerar níveis de energia capazes de provocar umarco elétrico, com potencia suficiente para detonar uma mistura explosiva.

Nascia o conceito Segurança Intrínseca, equipamento ou circuito que em condições normais ou anormais (curto circuito,etc.) de operação não gera ou possui energia suficiente para inflamar a atmosfera explosiva ao seu redor. De acordo com o NEC – National Eletric Code, os equipamentos intrinsecamente seguros são‘’incapazes de descarregar uma energia elétrica ou térmica suficiente, em condições normais ou anormais, de forma a provocar a ignição de misturas atmosféricas especificamente perigosas na sua concentração...
tracking img