Lideres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Zilda Arns Neumann – Formada em Medicina se especializou na área de Educação Física e Pediatria. Médica sanitarista teve sua vida voltada para o desenvolvimento de projetos sociais relacionados àsaúde pública e à defesa das crianças.
Atuou como diretora de Saúde Materno-Infantil na Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, especializou-se nos campos da Saúde Pública (USP) e da Saúde MaternoInfantil (OMS).
Em 1980, com sua grande experiência, coordenou uma campanha de vacinação contra a Poliomielite, desenvolvendo um método de organização do evento que veio a servir de modelo para oMinistério da Saúde. Em 1983, a convite da CNBB se lançou ao projeto de fundação da Pastoral da Criança, voltado á sobrevivência, proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Com o sucesso dasações desenvolvidas pela Pastoral, despertou a atenção da Unicef, órgão das Nações Unidas envolvido com a questão infanto-juvenil. Com mais de vinte anos o trabalho de Zilda Arns na Pastoral, ajudoumilhares de comunidades carentes pelo Brasil, contando com o apoio de mais de 260 mil voluntários. Em 2004, passou a coordenar a criação da Pastoral da Pessoa Idosa, alcançando mais de 130 mil idosos erecebendo o auxílio de aproximadamente 15 mil voluntários.
Em meio a tantas ações de caráter social e humanitário, Zilda recebeu várias honrarias e homenagens. Na mesma época, foi indicada ao PrêmioNobel da Paz pelo Brasil por três vezes. Faleceu aos 75 anos de idade, em janeiro de 2010, em uma igreja em Porto Príncipe capital do Haiti, enquanto realizava uma palestra sobre a Pastoral da Criançana Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe.


Irmã Dulce – Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, aos 13 anos manifestou o desejo de se dedicar à vida religiosa. Em 1933, se formouprofessora, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Sergipe. Em 1934, se tornou Freira, em homenagem a sua mãe recebeu o nome de Irmã Dulce. Passou a...
tracking img