Medicina do meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A MEDICINA DO MEIO AMBIENTE.

Atualmente, nosso planeta conta com mais habitantes em áreas urbanas do que em áreas rurais. A urbanização aumenta a cada dia, sem controle pelos mecanismosregulatórios.
A insuficiência dos serviços básicos de saneamento, a coleta e destinação adequada do lixo, condições precárias de moradia relacionados com a pobreza, o subdesenvolvimento, àpoluição química e física do ar, da água e da terra, problemas ambientais antes considerados modernos, juntam-se agora.
Recai sobre a população mais carente, maior parte dos efeitosnegativos da urbanização, gerando uma situação de extrema desigualdade e iniqüidade ambiental e em saúde.
E preciso que haja uma reincorporação das questões, para reverter esse quadro do meioambiente nas políticas de saúde, e a integração dos objetivos ambientais numa ampla estratégia de desenvolvimento sustentável.
Com uma abordagem mais integrada, que possibilita um diálogo,entre as partes com certeza trará enormes benefícios na conquista de melhores condições de vida nas cidades. A Medicina ambiental tem hoje o desafio de promover uma melhor qualidade de vida esaúde nas cidades e a oportunidade de enfrentar o absurdo quadro de exclusão social, sob a perspectiva da eqüidade.
A medicina do meio ambiente vem do princípio em que a saúde humana só poderáser entendida depois de uma avaliação, e considerando assim o ambiente onde o ser humano vive. Com o controle de muitas doenças endêmicas com medidas sanitárias e com a urbanização.
O ladoconservador da medicina considera que as questões da saúde ligadas ao meio ambiente estavam resolvidas. No entanto, o novo ambiente urbano trouxe novos riscos e fontes de doença aos sereshumanos. Questões como a poluição, a contaminação de alimentos por resíduos químicos, e o próprio estresse gerado pela vida em grandes cidades, se tornaram sérios problemas de saúde pública.
tracking img