Equilibrio quimico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Equilíbrio químico
Introdução
        O princípio necessário para exisitir equilíbrio químico em uma solução é a reversibilidade da reaçãoenvolvida. Isto é, a reação ocorre tanto no seu sentido direto como no inverso. 
       vamos ao exemplo da água:
Reação de ionização da água - Reação direta:
     H2O          H+ +  OH-
Reaçãoinversa:
H+  +  OH-    H2O
        Por convenção, o equilíbrio pode ser representado com o símbolo de igualdade, como em qualquer equação de reação química.
        H2O         =         H+       +        OH-
        Em uma situação de equilíbrio químico, as velocidades das reações direta e inversa são equivalentes. Como consequência, as concentrações de reagentes e produtos permanecerem constantesapós um determinado intervalo de tempo que pode ser curto ou não.
        Uma vez representando o equilíbrio químico através do sinal igual ( = ), isso indica que temos duas reações ocorrendo aomesmo tempo. Chamamos de reação diretaaquela que acontece no sentido da produção de produtos.(Lembre-se de que os produtos da reação de ionização da água são os íons H+  +  OH-)
        A outra reação,denominada reação inversa é aquela que ocorre no sentido da produção de reagentes.
        Ao analisarmos a cinética do equilíbrio químico, podemos verificar a igualdade entre a velocidade dareação direta e a velocidade da reação inversa. Ao mesmo tempo que 1 mol da espécie H2O é consumido na produção de H+ + OH- pela reação direta , 1 mol da mesma espécie H2O é produzido pela reação inversa.Com isso a concentração de H2O permanece constante.
  
 As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidosdurante o processo. Por exemplo, quando queimamos uma folha de papel essa passa a não existir mais, de forma que é impossível recuperar sua forma original. Esse tipo de reação se classifica como...
tracking img