Hematolia pesquisa de celulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Noções Gerais:


A hematologia é o ramo da biologia que estuda o sangue. A palavra é composta pelos radicais gregos: Haima (de haimatos): "sangue" e lógos, "estudo, tratado, discurso". A Hematologia estuda, particularmente, os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãosonde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos. A ferramenta mais utilizada pela hematologia é o hemograma, o principal exame de triagem da condição de saúde do indivíduo.
É através da circulação sangüínea que as inúmeras células do organismo, em todos os tecidos, recebem sua alimentação, representada por componentes de proteínas, açúcar, gordura, água esais minerais. Também é o sangue que, retornando dos tecidos, conduz o gás carbônico e os resíduos das células do corpo, eliminando-as através da respiração, do suor, da urina e das fezes.
Além disso, praticamente todo o sistema de defesa do organismo contra doenças e os ataques de germes patogênicos está concentrado no sangue. O controle da temperatura do corpo, o equilíbrio dadistribuição de água e o processo de absorção celular também estão diretamente ligados ao sangue. O oxigênio é levado às células pelo sangue, por meio das moléculas de hemoglobina existentes nos glóbulos vermelhos.
O sangue ganha importância especial na defesa da integridade do organismo. Estão concentrados nele os principais meios de defesa contra o ataque de agentes externos. Os leucócitos, ouglóbulos brancos são os principais agentes deste mecanismo. Substâncias altamente especializadas denominadas anticorpos são produzidas pelos linfócitos em resposta a invasão de substâncias estranhas ou microorganismos patogênicos.
É por apresentar essas inúmeras funções que a análise do sangue representa a grande maioria dos exames laboratoriais realizados, pois se analisando a composição dosangue, tem-se um parâmetro da saúde do indivíduo. O hemograma é o principal exame hematológico, porém serão discutidos posteriormente outros exames que indiretamente analisam os elementos figurados do sangue, como pesquisa de células LE, VHS, contagem de Reticulócitos, Fragilidade osmótica, Hemoglobinopatias, falcização de hemácias e Determinação do Grupo Sanguíneo.

2. COMPOSIÇÃO DO SANGUE:Os elementos celulares que constituem o sangue têm forma, tamanho e funções distintas. Os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias ou eritrócitos, são as células que existem em maior quantidade no sangue e são responsáveis pela coloração avermelhada deste. No interior das hemácias encontra-se um pigmento avermelhado denominado hemoglobina. Quando a hemoglobina está saturada de oxigênioassume uma coloração avermelhada viva (sangue arterial), quando saturada de gás carbônico, torna-se escuro (sangue venoso). Em cada milímetro cúbico de sangue existem cerca de 5 a 5,5 milhões de glóbulos vermelhos, no homem, e aproximadamente 4,5 milhões na mulher. Os glóbulos brancos, ou leucócitos, distinguem-se basicamente em cinco variedades, chamadas neutrófilos, eosinófilos, basófilos,linfócitos e monócitos. O sangue possui um número menor de glóbulos brancos do que vermelhos. Os leucócitos são ao contrário dos eritrócitos, nucleados e constituem a parte celular do sistema imunológico ou de defesa do organismo contra substâncias estranhas e microorganismos patológicos (vírus, bactérias, fungos, etc). Também participam das reações alérgicas, na produção de histamina. Um terceiroelemento de importância fundamental no sangue são as plaquetas. Sua importância é fundamental no mecanismo da hemóstase e coagulação do sangue. As plaquetas não são células, mas apenas fragmentos de megacariócitos (células especiais nativas da medula óssea) liberados na circulação. O seu número normal no sangue está entre 150 mil a 450 mil por milímetro cúbico. Uma diminuição acentuada deste...
tracking img