Epoca colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A nova capital da côlonia

1.O RIO DE JANEIRO
No final do século XVII, as exportações de açúcar brasileiro começaram a declinar, como conseqüência da produção nas ilhas da América Central.Portugal passou então a buscar novas fontes de renda e teve início o ciclo do ouro no Brasil. Expedições de bandeirantes, no final do século XVII, descobriram minas de ouro nas regiões onde hoje estão osEstados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Com a nova atividade, a capital da colônia foi transferida sob ordens do governo português de Salvador para o Rio de Janeiro como meio de estratégia deaproximar a capital às regiões auríferas.
Em pouco tempo, o Rio de Janeiro, porto mais próximo e mais bem equipado, tornou-se um importante centro comercial, sendo ponto de embarque das pedras preciosase de ouro, e porto abastecedor dos sertões mineiros.

2.ECONOMIA COLONIAL
A base da economia colonial era o engenho de açúcar, que utilizava a mão-de-obra africana escrava e tinha como objetivoprincipal a venda do açúcar para o mercado europeu, além da produção de tabaco e algodão.
2.1.A CRIAÇÃO DE GADO
O desenvolvimento da pecuária no período colonial teve inicio com o próprio processo decolonização, quando os portugueses trouxeram as primeiras reses para a realização da tração animal, o consumo local e o transporte de cargas e pessoas. Ao invés de produzir riqueza visando àconquista do mercado externo, a pecuária desse tempo concentrava-se no abastecimento das cidades e outros povoamentos do território brasileiro.
Através da consolidação da economia mineradora, observamos quea pecuária passava também a atingir a região Sul do nosso território. As condições do relevo e da vegetação desse espaço motivaram a fundação de fazendas de gado voltadas para o abastecimento devários centros urbanos, formados nesse período. Além do charque, um tipo de carne seca, os pecuaristas dessa região também lucravam com a exportação de couro e animais de transporte.
Com a crise...
tracking img