Epistemologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Chaiane dos Santos Martins
Kesley Katiúscia da Silva Soares
 Miriane Specht da Silveira
Priscila Vanessa Mendes

Epistemologia
Luis Carlos Trombetta

1)Segundo Bacon, por que precisamos abandonar os preceitos de ordem religiosa, filosófica ou decorrentes das crenças culturais?
Bacon afirma que: ”o intelecto humano não é luz pura, pois recebe influência da vontade e dos afetos, donde sepode gerar a ciência que ser quer”( BACON, 1999, p.43), então, segundo ele, para que haja uma fidelização da teoria com o fato real ocorrido na natureza é necessário que, além dos sentidos bem apurados e do adestramento intelectual, os cientistas sejam dotados de um “espírito despojado, livre dos condicionamentos culturais, pessoais e educacionais” para que não haja interferência da teoriadesenvolvida sobre o fato observado.

2- Que crítica o empirismo ingênuo fez?
Então, os alvos da crítica empirista, conforme van Fraassen, são as formas de metafísica que dão primazia absoluta às demandas por explicação; que se bastam com as explicações por meio de postulados, ou seja, explicações que postulam a realidade de certas entidades ou ângulos do mundo que não são prontamente evidentes naexperiência - este ponto liga-se à noção de metafísica, como uma área interessada na existência de um mundo exterior; e que não consideram a divergência - tanto na ciência, quanto na filosofia – uma hipótese factual admissível. Desse modo, segundo van Fraassen,
a metafísica “explica” a ética com o argumento de que os princípios éticos são exatamente (supostas) verdades sobre valores, as teoriascientíficas são supostamente o verdadeiro compêndio das leis da natureza, e as doutrinas religiosas seriam a verdadeira descrição de uma realidade divina, extramundana. Assim, tais tendências pressupõem que, a menos que possamos pensar acerca dos textos relevantes com a pretensão de que sejam uma história verdadeira, não há explicação ou compreensão para o assunto que for. (VAN FRAASSEN, 2002, p. 37,tradução nossa).

3- Que proposta Bacon apresenta para superar o empirismo ingênuo?
Para Bacon, os pressupostos filosóficos, religiosos ou ligados a crenças culturais deveriam ser rejeitados, pois ofereciam uma visão distorcida da realidade. Fazia-se necessária a criação de um instrumento que possibilitasse investigações eficazes, distantes das errôneas impressões dos sentidos e do empirismoingênuo. A proposta apresentada por Bacon consistia em um método denominado interpretação da natureza, que se opunha aos outros (configurados, para ele, como meras antecipações da natureza).
Seus passos estão sustentados na crença vigorosa de que a natureza é a
grande mestra do homem. Para dominá-la era necessário obedecê-la. Seu
princípio fundamental afirmava que o homem deveria libertar seuintelecto
dos pré-conceitos (ídola) que impediam a correta visão das formas (leis)
que organizavam a natureza. (KOCHE, 1999, p. 50)

4) O que afirmava o principio fundamental de Bacon?
O principio fundamental de Bacon afirmava que para construir resultados científicos é necessário abandonar toda e qualquer “pré-definição” a respeito da experimentação e deixar de lado a dialética imaginativapresente nas teorias desenvolvidas para afirmar a mesma. Além disso, cada experimentação deve ser provada através da refutação das demais possibilidade, ou seja, “(...) apenas depois de um processo completo de exclusões, pode-se passar as afirmações.”( BACON, 1999, p.127)

5) Em que consiste a indução experimental?
A indução experimental consiste em analisar determinada situação com a mente limpa,sem preconceitos definidos, levando em conta todas as situações possíveis sobre tal estudo, não de fato cumulativo, mas sim por meio de catalogação e classificação dos fatos, de modo que cada refutação sustente uma afirmação, a qual finalmente comprovada será transformada em lei.

6) Descreva os passos que o método científico deveria seguir segundo Bacon:
1º experimentação: deve-se registrar...
tracking img