Epiculturismo

594 palavras 3 páginas
./Epicurismo

Epicurismo é o sistema filosófico ensinado por Epicuro de Samos, filósofo ateniense do século IV a.C., os seguidores são chamados de epicuristas.
Epicuro propunha uma vida de contínuo prazer como chave para a felicidade, esse era o objetivo de seus ensinamentos morais. Para Epicuro, a presença do prazer era sinônimo de ausência de dor, ou de qualquer tipo de aflição.
Buscava sobretudo encontrar o sossego necessário para uma vida feliz e aprazível, na qual os temores perante o destino, os deuses ou a morte estavam definitivamente eliminados.
A idéia que Epicuro tinha, era que para ser feliz o homem necessitava de três coisas: Liberdade, Amizade e Tempo para meditar.

Estoicismo

O estoicismo foi criado por Zenão de Cício por volta do ano 300 a.C.
Os estóicos afirmavam que o universo pode ser reduzido a uma explicação racional e que ele próprio é uma estrutura racionalmente organizada. A capacidade do homem de pensar, projetar e falar está plenamente incorporada ao universo. A natureza cósmica ou Deus, são sinônimos para o estoicismo, e o homem se relaciona com o outro, intimamente, como agentes racionais. O homem pode alcançar a sabedoria se harmonizar sua racionalidade com a natureza. Lógica e filosofia natural estão, portanto, em íntima e essencial relação.
Na história do estoicismo, apontam-se três períodos básicos: antigo, helenístico-romano e imperial romano.
No Período antigo, a doutrina ética, como forma de ajudar o indivíduo a aceitar a adversidade, representou o principal apelo do estoicismo nesse período. O homem deve viver de acordo com a razão e ser indiferente a desejos e paixões. A verdadeira felicidade não está no sucesso material, mas na busca da virtude. Alegrias e infortúnios devem ser igualmente aceitos, porque seguem o ritmo natural do universo.
No Período helenístico-romano, o estoicismo adquiriu uma nova função, como sistema ético, o homem político só atinge a virtude suprema se sua atuação estiver voltada para o bem

Relacionados