Epi e epc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EPI: Equipamento de Proteção Individual.
De acordo com a NR-6 da Portaria 3214 de 08 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, considera-se Equipamento de Proteção Individual EPI, Todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente,EPI adequado ao risco de suas atividades em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstancias:
* Sempre que as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou doenças profissionais e do trabalho.
*Enquanto as medidas de proteção coletiva estiveremsendo implantadas.
*Para atender a situações de emergência.

Principais EPIs
*Calçados de segurança:


Os calçados podem ser: botas ou sapatos.
As botas podem ser de PVC para serem usadas em locais úmidos, alagados ou com presença de ácidos e podem ter canos até a altura da virilha.Os sapatos são de uso permanente na obra, a versão com boqueira de aço, protege o trabalhador de matérias pesados que possam cair em seu pé e assim causar um acidente. Em serviços de soldagem e corte a quente são usadas perneira de raspa de couro.

*Luvas de segurança:


A luva é oequipamento com a maior diversidade de especificações. São nove tipos básicos de luvas existentes no mercado atualmente. Elas podem ser de:
*amianto para altas temperaturas;
*raspa de couro para soldagem ou corte a quente;
*PVC sem forro, permite maior mobilidade que a versão forrada;
*borracha, serviços elétricos, (divididas emcinco classes, de acordo com a voltagem);
*pelica, protege as luvas de borracha contra perfurações.
*Cintos de segurança:


Os cintos de segurança evitam quedas de trabalhadores muitas vezes fatais, feitos de couro ou náilon, possuem argolas que se engancham a um cabopreso a estrutura da construção. O cinto de segurança limitador de espaço tem como função reduzir a área de atuação do usuário, não substituindo o cinturão paraquedas.



* Capacete:

O capacete é o dispositivo básico de segurança em qualquer obra. O casco é feito de plástico rígido, de altaresistência à penetração e impacto. È desenhado para rebater o material em queda para o lado, evitando lesões no pescoço do trabalhador. È utilizado com suspensão que permite o ajuste mais exato a cabeça e amortece os impactos,

*Protetor auricular:
Protetores auriculares protegem os ouvidos em ambientes onde os ruídos estão acima dos limites detolerância, ou seja, acima de 85db para oito horas de exposição.
Existem três tipos básicos de protetor auricular, são eles: protetor de inserção para proteção do aparelho auditivo;
protetor auditivo semi-auricular;

protetor auditivo circum-auricular ( abafador)

*Protetor facial:As mascaras de proteção facial, protegem o trabalhador de fagulhas , respingos de produtos químico, radiação infra vermelha e luminosidade intensa com a de solda e tochas de corte, também com maçaricos.

* EPIs para proteção respiratória:

Os respiradores asseguram o...
tracking img