Enzima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPOSTAS BIOQUIMICA

1- Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente protéica, com atividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras, catalisando reações químicas que, sem a sua presença, dificilmente aconteceriam.
2-Importante para o entendimento das estruturas químicas onde atuam e também dos processos metabólicos que envolvem estes compostos.3-

4- energia de ativação alta corresponde a uma reação lenta. A velocidade das reações pode ser aumentada pela elevação da temperatura, pois desta forma aumenta o numero de moléculas com energia suficiente para vencer esta barreira energética.
5- O sítio ativo é uma cavidade com forma definida, aberta na superfície da molécula globular da enzima, constituída por grupos R de aminoácidosque podem estar distanciados na estrutura primária da proteína, mas que os dobramentos da estrutura terciária trouxeram à proximidade uns dos outros.
6- Podem ser classificadas como Oxidorredutases, Transferases, Hidrolases, Liases, Isomerases, Ligases.
,7- Os cofatores podem ser inorgânicos ou compostos orgânicos . Os cofatores orgânicos são normalmente grupos prostéticos, que estãointimamente ligados às enzimas a que eles prestam assistência. Os cofactores que possuem ligação forte às enzimas são distintos de outras coenzimas..
As coenzimas são pequenas moléculas que transportam grupos químicos de uma enzima para outra.
Um grupo prostético é um componente de natureza não-proteica de proteínas conjugadas que é essencial para a atividade biológica dessas proteínas. Os gruposprostéticos podem ser orgânicos ou inorgânicos.
8- apesar de estes modelo explicar a especificidade das enzimas, falha em explicar a estabilização dos estados de transição que as enzimas exibem.
9- A atividade enzimática pode depender da presença de determinadas moléculas, genericamente chamadas cofatores , Determinadas substâncias, podem inibir a atividade de algumas enzimas, diminuindo-a oueliminando-a totalmente; são os chamados inibidores enzimáticos.
10)
A) Uréia
B) Sacarose
C) Triglicerídeos de cadeia longa
D) Amido
11) B
12) C
13)B
14)D
15)A
16) Oxidorredutases: São enzimas que catalisam reações de transferência de elétrons, ou seja: reações de oxi-redução. São as Desidrogenases e as Oxidases.
Transferases : Enzimas que catalisam reações de transferência de grupamentosfuncionais como grupos amina, fosfato, acil, carboxil, etc. Como exemplo temos as Quinases e as Transaminases.
Hidrolases : Catalisam reações de hidrólise de ligação covalente. Ex: As peptidades.
Liases: Catalisam a quebra de ligações covalentes e a remoção de moléculas de água, amônia e gás carbônico. As Dehidratases e as Descarboxilases são bons exemplos.
Isomerases: Catalisam reações deinterconversão entre isômeros ópticos ou geométricos. As Epimerases são exemplos.
Ligases: Catalisam reações de formação e novas moléculas a partir da ligação entre duas já existentes, sempre às custas de energia (ATP).
17) As enzimas possuem normalmente uma alta especificidade em relação às reações que catalizam e aos substratos que estão envolvidos nessas reações. A forma complementar, carga ecaracterísticas hidrofílicas e hidrofóbicas, são responsáveis por esta especificidade.
18)

19) A niacina vitamina B3
vitamina riboflavina.
ácido pantoténico vitamina B5
B)

C)


20) correspondente à concentração de substrato à qual a velocidade da reação enzimática atinge um valor igual a metade da velocidade máxima.
21)
a) São enzimas reguladas por modificações não-covalentes, Elassão encontradas em quase todas as vias metabólicas e geralmente está catalisando uma reação irreversível localizada no início da via.
B) Botar ou tirar algum radical na molécula de forma que ela fique com mais ou menos atividade catalítica, tal como freqüentemente ocorre na fosforilação pela ação de enzimas quinases, e na remoção de grupos fosfato pelas fosfatases.
C) um mecanismo comum de...
tracking img