Cerveja budweiser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico da cerveja
O surgimento da cerveja
Aproximadamente há 10 mil anos, o homem antigo descobriu o processo de fermentação, surgindo assim as primeiras bebidas alcoólicas. Os primeiros registros de fabricação de cerveja têm aproximadamente seis mil anos e remetem aos Sumérios, povo da Mesopotâmia. Documentos históricos mostram que os sumérios consumiam uma bebida fermentada, obtida decereais. A cerveja daquela época era bem diferente, escura e forte.
A expansão ocorreu no Império Romano. Júlio César era um grande admirador da cerveja e introduziu-a entre os britânicos. Logo depois, a cerveja também chegou à Gália, hoje a França. E foi lá, que a bebida ganhou seu nome latino pelo qual é conhecida hoje. Os gauleses denominavam essa bebida de “cerevisia” ou “cervisia” emhomenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade.
Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja e o monopólio da fabricação da cerveja continuou com eles até por volta do século XI. Com o aumento do consumo da bebida, os artesãos das cidades começaram também a produzir cerveja. A partir do séc. XII pequenas fábricas foram surgindo nas cidades europeias e com técnicas maisaperfeiçoadas.
Durante muito tempo, a cerveja seria, ainda, de difícil conservação, ao contrário do vinho que, se guardado em boas condições, podia até aperfeiçoar com o tempo. O vinho ganhou espaço nas regiões do sul da Europa e era consumido nas casas mais ricas do norte europeu, já a cerveja permanecia sendo a bebida dos pobres, porém não deixava de ser apreciada por todas as classes.



Ahistória da cerveja no Brasil
A "Cerveja Marca Barbante" era o nome dado às primeiras cervejas brasileiras que, com sua fabricação rudimentar, tinham um grau tão alto de fermentação que, mesmo depois de engarrafadas, produziam uma enorme quantidade de gás carbônico, a rolha era amarrada com barbante para impedir que saltasse da garrafa. Refrescante e de baixo teor alcoólico, a cerveja foi aospoucos conquistando popularidade no país tropical.
A cerveja chegou ao Brasil em 1808, trazida pela família real portuguesa de mudança para o país. Consta que o rei, era muito apreciador da cerveja e não podia ficar sem consumir a bebida.
A bebida consumida pela população era a “Gengibirra” feita de farinha de milho, gengibre, casca de limão e água, ou a “Caramuru”, feita de milho, gengibre,açúcar mascavo e água.
Até o final da década de 1830, a cachaça era a bebida alcoólica mais popular do Brasil. Além dela, eram importados licores da França e vinhos de Portugal. Nesse período a cerveja já era produzida, mas num processo caseiro realizado por famílias de imigrantes para o seu próprio consumo. Foi só a partir da década seguinte que as famílias de imigrantes começaram a usar escravose também a empregar trabalhadores livres para produzir a bebida e vendê-la ao comércio local.
A primeira menção oficial quanto ao fabrico é do Almanak Laemmert referente ao ano de 1848, onde aparece a fábrica fundada por Voegelin & Bager, no Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro, porém não há mais nenhum registro dessa fábrica nos anos seguintes. No almanak do ano seguinte, referentea 1849, aparece pela primeira vez o registro da fábrica de João Bayer, situada na Lagoa de Freitas.
As primeiras marcas nacionais foram a Logos, Guarda Velha, Gabel, Vesosso, Stampa, Olinda e Leal da Rosa.
Atualmente, segundo os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), os brasileiros consomem 18,5 litros de álcool puro por ano, sendo, portanto, o quarto país que mais consomeálcool das Américas.

Tipos de cerveja
Pela legislação brasileira a cerveja pode ser denominada: Pilsen, Export, Lager Dortmunder, München, Bock, Malzbier, Ale, Stout, Porter, Weissbier, Alt e outras denominações internacionalmente reconhecidas que vierem a ser criadas, observadas as características do produto original. As cervejas são classificadas em 5 itens:
1 - Quanto ao extrato...
tracking img