Enzima peroxidase vegetal livre imobilizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Enzima peroxidase vegetal LIVRE IMOBILIZADA
Introdução
As peroxidases são uma família de proteínas que incluem enzimas com origem em mamíferos, fungos e plantas. Nas plantas está relacionada àpermeabilidade das membranas, formação da parede celular, regulação do nível ácido indolacético (importante hormônio de crescimento dos vegetais), do etileno e da dormência das sementes. A dormência desementes é um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes mesmo em condições favoráveis (umidade, temperatura, luz e oxigênio) não germinam. As peroxidases com origem em plantascontêm ferri-protoporfirina, como grupo prostético e cromófero responsável pela cor castanha das enzimas. A peroxidase cataliza a oxidação provocada pelo peróxido de hidrogénio, em substratos como oascorbato e o citocromo C.
A função preliminar, biológica de enzimas do peroxidase é de catalisar reações de oxidação de uma variedade de doadores de hidrogênio à custa do peróxido ou do oxigêniomolecular. A atividade da peroxidase pode ser determinada através do teste de guaiacol. Neste, a peroxidase reage com o peróxido de hidrogénio, libertando O2 que, por sua vez oxida o guaiacol. Esteadquire uma cor castanha acusando a presença de enzimas ativas. O cloreto de cálcio retarda a perda de textura dos vegetais.
Materiais e métodos: Vide roteiro da aula prática.
Objetivos: Fazer aimobilização da peroxidase em alginato de sódio. Observar a diferença na formação de produto comparando-se a enzima livre com a enzima imobilizada.
Resultados e Discussão:
1) Enzima peroxidase vegetallivre imobilizada
Tubo 1: não houve reação tanto na enzima livre (EL) quanto na enzima imobilizada (EI). Pois não foi adicionado a enzima peroxidase e o H2O2.
Tubo 2: Não ocorreu a reação tanto naEL e na EI, pois não foi adicionado H2O2.
Tubo 3: Não ocorreu a reação tanto na EL e na EI, pois não foi adicionado a enzima peroxidase.
Tubo 4: Ocorreu a reação tanto com a EL (0,1 ml) e a EI ( 2...
tracking img