Envie uma cesta de boas-vindas!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONDIGITAL

file:///C:/Documents and Settings/Familia Fazzio/Desktop/Mudanças_c...

AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS Prezado (a) Estudante, Prezado (a) Professor (a),

Imprimir

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução denovos problemas. Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado. Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto serápreciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes. Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceiteesse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética. Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil! PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS As situações desafiadorasapresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.

DESAFIOS

A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque deaprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros .

1.

Desafio: A Terra passa por um estágio de alta produção de gás dióxido de carbono, que vem se acumulando na atmosfera e ajudando na ampliação do efeito estufa. Vamos construir um modelo que permite observar como o fenômeno ocorre em pequena escala. Separe duas garrafasPET de 2 litros, uma com tampa e outra sem tampa e dois termômetros de mercúrio para até 100o C . Em uma das garrafas coloque terra umedecida até preencher cerca de 1/3 de seu volume. Deixe sem tampa. Amarre um termômetro no bocal da garrafa e deixe o bulbo para dentro da garrafa, mas sem encostar na terra. Tome o cuidado de fixar o termômetro do lado de fora da garrafa (ex: fixe com fita adesivaou amarre um barbante nele para que você possa puxá-lo quando precisar). Monte a outra garrafa do mesmo jeito, mas deixe esta sempre com a tampa. Se você optar por furar a tampinha para permitir a inserção do termômetro, depois vede as frestas com massinha ou fita adesiva. O ideal é fixar o termômetro usando um barbante colado na parte interna da tampa, assim a vedação fica garantida sem precisarfurar. Deixe ambas as garrafas expostas ao sol, no mesmo local, por vários dias. Anote todo o dia, nos mesmos horários, as temperaturas indicadas por cada garrafa. Por exemplo, todos os dias às 9 hs, às 12 hs e às 14 hs. Mantenha o experimento por pelo menos duas semanas. É possível fazer o experimento na escola, em grupos de alunos, que se revezam no preenchimento da tabela. O que você observará?(referência: http://www.cienciamao.if.usp.br /tudo/fef.php?cod=_oefeitoestufa )

1 de 3

19/2/2013 14:48

CONDIGITAL

file:///C:/Documents and Settings/Familia Fazzio/Desktop/Mudanças_c...

2.

Desafio: Pesquise, em fontes bibliográficas atuais, quais são os principais gases citados como poluentes da atmosfera. Destes, quais contribuem diretamente para o efeito estufa? Apresente...
tracking img