Envie presentes para estes membros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS

Antenor Venturim Filho
Professor (a): Renata Vinhas Itavo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas – Trabalho de Graduação
20/03/2012

RESUMO
No desenvolvimento deste trabalho serão adotados procedimentos qualitativos, pela riqueza de informações necessárias ao objetivo do TCC, e quantitativo, pelanecessidade de um resultado concreto para a área acadêmica ou como melhor forma de argumentação a respeito do tema.
Os dados serão coletados através de pesquisa bibliográfica utilizando fundamentalmente da contribuição de diversos autores que já estudaram o assunto proposto, e da pesquisa documental proveniente dos arquivos da escola EEEFM “São Gabriel da Palha”, juntamente com materiais teóricos,como: livros, artigos e análise de documentos.

Palavra chave: Meio Ambiente, Preservação do Meio Ambiente nas Escolas

1- INTRODUÇÃO
Para que problemas ambientais possam ser minimizados e para que ocorra uma melhoria na qualidade ambiental e de vida, é fundamental a mudança de comportamento dos indivíduos e da sociedade como um todo, tanto em suas atividades como em todos os aspectos desuas vidas.
É essencialmente uma questão que implica em um processo educativo e de conscientização ambiental. Do ponto de vista do interior pode ser o de um indivíduo, de uma coletividade local, ou mesmo de uma população rural no seu conjunto. É caracterizado pelo hábito e por uma longa experiência associada frequentemente a certa inabilidade de efetuar transformações rápidas.
Sendo assim estetrabalho será norteado por pesquisa bibliográfica, através de estudos aprofundados sobre Educação Ambiental, baseados num aparato teórico com diversos autores renomados e revistas especializadas no assunto, pesquisas em sites da internet, buscando aspectos necessários para desenvolver de forma sistêmica a Educação Ambiental com a participação dos alunos para que aja uma convivência harmoniosa.

2 –PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS
Nas últimas décadas, vêm se intensificando as preocupações inerentes à temática ambiental e, concomitantemente, as iniciativas dos variados setores da sociedade para o desenvolvimento de atividades, projetos e congêneres no intuito de educar as comunidades, procurando sensibilizá-las para as questões ambientais, e mobilizá-las para a modificação deatitudes nocivas e a apropriação de posturas benéficas ao equilíbrio ambiental.
As ideias ligadas à temática ambiental não surgiram de um dia para outro. Numerosos fatos de âmbito internacional foram delineando o que conhecemos hoje por Educação Ambiental (EA). Podemos citar alguns desses acontecimentos: Considerado um clássico na história do movimento ambientalista mundial, o livro “PrimaveraSilenciosa”, lançado em 1962 pela jornalista Rachel Carson, alertava para a crescente perda da qualidade de vida produzida pelo uso indiscriminado e excessivo dos produtos químicos e os efeitos dessa utilização sobre os recursos ambientais (DIAS, 1992) – esse livro teve grande repercussão, favorecendo o crescimento dos movimentos ambientalistas mundiais; A Carta de Belgrado (1975) preconizou que asfundações de um programa mundial de Educação Ambiental fossem lançadas; A Declaração da Conferência Intergovernamental de Tbilisi sobre Educação Ambiental (1977) atentou para o fato de que, nos últimos decênios, o homem, utilizando o poder de transformar o meio ambiente, modificou rapidamente o equilíbrio da natureza. Como resultado, as espécies ficaram freqüentemente expostas a perigos que poderiamser irreversíveis (DIAS, 1992); No Congresso de Moscou (1987), chegou-se à concordância de que a EA deveria objetivar modificações comportamentais nos campos cognitivos e afetivos (DIAS, 1992).
Segundo VASCONCELLOS (1997), a presença, em todas as práticas educativas, da reflexão sobre as relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com seus semelhantes é condição...
tracking img