Envelhecimento activo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

O fenómeno do envelhecimento humano e populacional está na base da criação de novas áreas de estudos multidisciplinares, como é exemplo a geriatria. O homem envelhece de forma gradual. O envelhecimento acontece progressivamente na vida de uma pessoa sem que esta dê por isso. Segundo a Organização Mundial de Saúde a pessoa idosa é considerada aquela que já completou 65 anos. Masapesar de se tratar de uma nova fase do ciclo de vida, os idosos são associados à inutilidade devido á idade.

Na relação à verdade existem muitos paradoxos em relação à velhice por parte de muitas pessoas, visto que gostariam de viver muitos anos, mas em simultâneo têm receio desse mesmo envelhecimento. E é por este motivo que é importante sensibilizar as pessoas para desenvolver desde cedo,estratégias e atitudes que lhes permitam desfrutar de uma velhice bem sucedida quer a nível físico, psicológico e social.

Com este trabalho pretende-se aprofundar conhecimentos sobre o envelhecimento activo, bem conhecer os factores e estilos de vida que conduzem a este tipo de envelhecimento.

Para a realização deste trabalho efectuamos pesquisa bibliográfica e on-line pertinente.

1.1Envelhecimento Activo

O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas (2006) em Portugal, tendo em atenção que «O envelhecimento demográfico assim como todas as alterações no padrão epidemiológico quer na sua estrutura, quer nos comportamentos sociais e familiares da sociedade portuguesa, vêm determinar novas necessidades em saúde, para as quais urge organizarrespostas mais adequadas.»

O Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas (2006), vem reforçar a ideia de que «Envelhecer com saúde, autonomia e independência, o mais tempo possível constitui, assim, hoje, um desafio à responsabilidade individual e colectiva, com tradução significativa no desenvolvimento económico dos países.»

Este Programa visa para os Idosos (…) a manutenção da autonomia,independência, qualidade de vida e recuperação global das pessoas idosas, prioritariamente no seu domicílio e meio habitual de vida (…) Cada vez mais deve-se pensar no envelhecimento com uma atitude preventiva e promotora, envolvendo múltiplos sectores. Pode caracterizar-se o envelhecimento como um processo natural e universal, multidimensional, dinâmico, inevitável, irreversível, individualizadoe variável, uma vez que as pessoas não envelhecem da mesma forma, nem no mesmo espaço temporal. Envelhecer significa crescer em anos, tornar-se mais velho, pelo que nesta perspectiva é um conceito universal, mas não significa que os indivíduos vivam experiências iguais, em que o tempo é uma constante, mas a experiência diferencia-os (Costa, citado por Castilho 2010).

O Programa Nacional para aSaúde das Pessoas Idosas (2006) tem como objectivos:
– Promover um Envelhecimento Activo, ao longo de toda a vida;
– Maior adequação dos cuidados de saúde às necessidades específicas das pessoas idosas;
– Promover e desenvolver intersectorialmente ambientes capacitadores da autonomia e independência das pessoas idosas.
Também como manifestação da preocupação social em relação à qualidade doprocesso de envelhecimento desenvolveu-se um conceito de Envelhecimento Activo da Organização Mundial de Saúde e defendido na II Assembleia Mundial sobre o envelhecimento que está dependente “(…) de uma variedade de influências, ou determinantes (…)” envolvendo “(…) indivíduos, como as famílias e as próprias nações. (…)”. (Programa Nacional para a Saúde de Pessoas Idosas, 2006) Então, a OrganizaçãoMundial de Saúde (2002) define que o Envelhecimento Activo «é o processo de optimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem». Desta forma, este conceito alicerça-se sobre três pilares designados por determinantes do Envelhecimento Activo. Esses pilares são a Saúde, Participação e Segurança.

No que respeita à...
tracking img