Entrevista com empreededor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de G1 – Entrevista com um empreendedor
Recomendações: a entrevista tem importância central na disciplina e no estudo do Empreendedorismo e deve ser realizada sob condições e cuidados especiais:
a) deve-se escolher um empreendedor que tenha participado desde o início da criação do seu empreendimento;
b) Pode ser usado o roteiro para a entrevista apresentado, porém o(s)entrevistador(es) deve(m) ajustá-lo às condições em que for(em) trabalhar;
c) o roteiro aborda os seguintes temas: a identificação e a história do(a) empreendedor(a); a visão; o sistema de relações; o processo de aprendizagem e, caso trate-se de uma empresa, o processo de gerência do negócio.
Pontos que devem ser esclarecidos ao entrevistado
a) explicar ao entrevistado que se trata de um trabalho acadêmico eque não serão abordados temas de natureza confidencial. Poderão existir perguntas que o entrevistado não queira responder. O(s) entrevistador(es) compreende(m) e respeita(m) esta posição;
b) não há a intenção de julgar a forma que o empreendimento é administrado. O objetivo é procura compreender as características da administração estratégica, bem como os modelos sob os quais o  negócio opera. Oempreendimento é visto pelo estudante como um laboratório;
c) Deve-se agendar previamente com a pessoa o horário, local e outros requisitos necessários para que a entrevista seja conduzida sob condições favoráveis.
Justificativa: mais profunda do que o depoimento em sala de aula, a entrevista permitirá o contato individualizado com o(a) empreendedor(a), no seu ambiente natural. Assim, o processode aprendizado apoia-se também na vivência de empreendedores estabelecidos e surge a entrevista como outra forma de preparação para a ação real antes da entrevista.











Entrevista com um(a) Empreendedor(a)





Origem
1. Fale um pouco sobre as suas origens, sua família, pais, tios, primos. Existe algum empreendedor em sua família? Tem alguém como modelo? O que seus paisfazem? Você poderia falar um pouco sobre sua formação? Foi bom aluno? Gostava de estudar? Como você aprende mais?
R: TODA FAMILIA ERA DE ORIGEM HUMILDE, NINGUEM SE DESTACOU COMO EMPREENDEDOR.NUNCA FUI MUITO LIGADO AO ESTUDO,MAS ME EMPENHAVA NAQUILO QUE FAZIA E TERMINEI O 2º GRAU.GOSTAVA DE LER MUITO E FOI ONDE APRENDI MUITA COISA.

Conceito de Si

2. Como você se vê como pessoa? Quais suascaracterísticas pessoais mais importantes para a sua empresa?
R: ME VEJO COMO UMA PESSOA PERSISTENTE,CALMA NAS DECISÕES E ORGANIZADA.E ISTO SE REFLETE NA EMPRESA.

Visão

3. Como surgiu a idéia de ser empreendedor?
R: VENDO QUE ME DESTACAVA POR ESTAS CARACTERISTICAS ACIMA NO MEIO PROFISSIONAL.
4. Como sua empresa começou? Você pensou sobre isso por muito tempo antes de realmente começar onegócio? Você já havia considerado a possibilidade de abrir um negócio como uma opção de vida? Conte-nos sobre seus primeiros tempos.
R: TUDO FOI MUITO RAPIDO, ESCOLHI AS INSTALAÇÕES E A PROCURA PELOS MEUS SERVIÇOS COMEÇOU A FLUIR, PENSAVA EM FORMAS DE COMEÇAR, MAS FUI DIRIGIDO A RAPIDAMENTE AUMENTAR A PRODUÇÃO DEVIDO A DEMANDA, MAS OS PRIMEIROS TEMPOS FORAM DIFICEIS.

O trabalho como Empreendedor5. Como você identifica oportunidades?
R: AS OPORTUNIDADES APARECEM, CABE ANÓS SABER APROVEITA-LAS.
6. Como você aprende hoje? Tem um método próprio?
R: EM MINHA OPINIÃO A MELHOR FORMA DE APRENDER É OUVIR, ANALISAR E COLOCAR EM PRATICA, MAS SEMPRE COM MUITA ATENÇÃO.

7. Tem um sistema para a solução de problemas?
R: SIM. NUNCA DECIDIR AS PRESSAS, PENSAR NA SOLUÇÃO MAIS VIAVEL E QUE CAUSEMENOS IMPACTO.
8. Como lida com o fracasso?
R: O FRACASSO SEMPRE DEVE SER VISTO COMO UMA LIÇÃO E SEMPRE PENSAR NA QUANTIDADE DE ACERTOS QUE TIVEMOS.
9. Qual é o seu trabalho na empresa? Em que área gosta de se concentrar? Você se envolve com a rotina, com as operações do dia-a-dia? Quantas pessoas se reportam a você? Você delega? Você é membro de grupos/conselhos de outras companhias?
R: NA...
tracking img