Enteroparasitoses em manipuladores de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENTEROPARASITOSES EM MANIPULADORES DE ALIMENTOS

Gisele Ribeiro[1]
Fernanda Junges[2]

RESUMO:

As doenças veiculadas pelos alimentos representam sério problema de saúde pública, pois estima-se que milhões de pessoas de todo o mundo estejam acometidas por doenças transmitidas por alimentos.
A maioria das doenças veiculadas por alimentos de origem microbiana deve-se à manipulaçãoinadequada dos mesmos, sendo que a identificação de manipuladores de alimentos portadores de agentes patogênicos é uma ferramenta útil na prevenção da contaminação dos mesmos.
Algumas medidas de controle podem contribuir para que o manipulador de alimentos produza um alimento com adequado padrão higiênico-sanitário. Por exemplo a criação de hábitos de Boas Práticas nos estabelecimentos produtores dealimentos, investimento na capacitação constante dos manipuladores e a implantação da obrigatoriedade do exame coproparasitológico na emissão e renovação anual da carteira de saúde destes manipuladores.
Com estas medidas de controle, o produtor de alimentos poderá oferecer um alimento seguro aos consumidores.

PALAVRA-CHAVES: Doenças transmitidas por alimentos, manipuladores de alimentos,contaminação, alimento seguro.

ABSTRACT:

The food-borne diseases represent a serious public health problem because millions of people around the world are affected by food-borne illness. Most of food-borne diseases with microbial origin is due to inappropriate food handling, and the identification of food handlers with pathogenic organisms is a useful tool in preventing contamination. Some controltechniques can contribute to the food handler produce an adequate standard of food hygiene and health. For exemple, the creation of good practices habits in food manufacturing establishments, investment in constant training for food handlers and the implementation of mandatory fecal examination in issuance and annual renewal of the portfolio of health of these handlers. With these controltechniques, the food producer can offer a safety food to consumers.

KEY-WORDS: Diseases transmitted by food handlers, food contamination, food safe.



1. INTRODUÇÃO

Estima-se que milhões de pessoas de todo o mundo estejam acometidas por doenças transmitidas por alimentos, representando um importante problema de saúde pública (NOLLA & CANTOS, 2005)
De acordo com Fontes et al. (2003) o grandeobstáculo para implementar medidas de controle contra as parasitoses intestinais é a falta de controle higiênico pelos manipuladores de alimentos.
Muitos são os enteroparasitas que podem ser veiculados através de alimentos e água contaminados por cistos de protozoários ou ovos de helmintos e as mãos do homem podem transportar estas formas infectantes (SOUSA et al., 2001), pois são portadoresassintomáticos de doenças (SILVA et al., 1995). O homem é, portanto, um dos principais vetores ou reservatórios do processo de contaminação dos alimentos por microrganismos patogênicos, assim como por parasitas (REZENDE et al., 1997).
Segundo Gonçalves et al. (2003), no Brasil, a falta de políticas de educação sanitária e do meio ambiente contribui para altas taxas de prevalência de parasitismo,principalmente nas periferias dos grandes centros. A freqüência de parasitoses intestinais pode, inclusive, ser considerada como parâmetro de subdesenvolvimento de uma comunidade (LUDWIG, et al., 1999).
Este ambiente de coletividade precisa ser sempre vistoriado a fim de incentivar o uso de técnicas apropriadas de lavagem das mãos e treinamento/conscientização (FALAVIGNA et al. 2000) dosprofissionais envolvidos no preparo, armazenamento e distribuição de alimentos (SILVA, 2000) com o intuito de oferecer uma alimentação mais saudável aos seus usuários.
O presente artigo tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre enteroparasitoses em manipuladores de alimentos para alertar sobre a importância da prevenção e contribuir para o aprimoramento da educação sanitárias destes...
tracking img