Parasitas e profilaxia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As parasitoses intestinais são um grande problema de saúde pública, sobretudo nos países em desenvolvimento, e representam a doença mais comum no globo terrestre. Nos países de Terceiro Mundo é umadoença endêmica, onde constitui-se um problema de saúde pública. Trata-se de um dos principais fatores debilitantes da população, associando-se freqüentemente a quadros de diarréia crônica edesnutrição, comprometendo, como conseqüência, o desenvolvimento físico e intelectual, particularmente das faixas etárias mais jovens da população.
Assim, os parasitas intestinais estão entre os patógenos maisfreqüentemente encontrados em seres humanos, constituindo agravo importante à saúde. Dentre os helmintos, os mais freqüentes são os nematelmintos Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura e osancilostomídeos. Dentre os protozoários destacam-se Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. A Organização Mundial de Saúde estima que existam, em todo o mundo, cerca de 1 milhão de indivíduos infectados porA. lumbricoides, sendo apenas pouco menor o contigente infestado por T. trichiura e pelos ancilostomídeos. Estima-se, também, que 200 e 500 milhões de indivíduos, respectivamente, alberguem G.lamblia e E. histolytica. A esquistossomose mansônica constitui uma parasitose intestinal de ampla distribuição no país, apresentando estreita vinculação com as precárias condições sócio-ambientais às quaisestá exposto um importante contingente populacional.
Apesar dos conhecimentos quanto ao tratamento e prevenção, a espécie humana é responsável pela manutenção da cadeia de transmissão dasparasitoses intestinais, perpetuando a contaminação fecal do solo e da água, que constitui o principal mecanismo de disseminação dos parasitas. A ausência ou insuficiente condições mínimas de saneamento básicoe inadequadas práticas de higiene pessoal e doméstica são os principais mecanismos de transmissão dos parasitas intestinais. Nos países em desenvolvimento, onde as parasitoses intestinais atingem...
tracking img