Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A estrutura do sistema de ensino: federal, municipal e estadual

1 – No texto afirma-se que: “os vários sistemas existentes na sociedade articulam-se com o sistema educacional”. Você poderiaexemplificar como isso ocorre com o Sistema de Ensino de seu município?
A diferença entre as escolas da rede pública e as escolas estaduais já são um ponto a destacar, os recursos da municipal são maissignificativos. Apesar de termos os mesmos professores mesmo planos de ensino nas escolas municipais o professor tem mais direito “direitos esses carteira assinada, plano de carreira e aumento porqualificação.
2 – Algum elemento relevante em seu município interferiu, ocasionando alterações nos sistemas de ensino das escolas municipais ou estaduais?
A falta de comprometimento da prefeitura junto adisposição das verbas, a falta de cursos de formação de professores.
3 – Os sistemas de ensino das escolas municipais, estaduais ou federais de sua cidade atendem às necessidades do contexto em queestão inseridas?
As escolas municipais contam com melhores recursos tanto materiais como de estruturas física, entretanto pensamos que ainda há muito por fazer pois tomando como exemplo as crechesainda faltam vagas, as pré-escolas muitas vezes as que oferecem vagas não ficam perto da casa das crianças. Com certeza em nosso município já houve um grande progresso em relação ao acesso as escolasmunicipais, porém ainda não alcançamos o patamar idealizado por nós enquanto educadores e pais.
As escolas estaduais clamam por olhares mais atentos ainda, necessitam de uma parceria mais ativa com omunicípio pois não possuem a mesma qualidade das demais.Sem dúvida deveríamos ter um Sistema Nacional Articulado de Educação que vigorasse proporcionando à todos uma educação de qualidade em nossoPaís.
4 – Uma das hipóteses explicativas da ausência de Sistema Nacional de Educação no Brasil é que a estrutura da sociedade de classes dificulta uma práxis intencional coletiva. O que isso...
tracking img