Entendendo auto imagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Falando sobre Auto Imagem
Antes de tudo precisamos entender o significado da palavra autoimagem. Autoimagem significa a visão que temos de nós mesmos, o retrato mental que temos de nós mesmos baseado em experiências passadas, vivências e estímulos presentes e expectativas futuras. Inclui a forma, o tamanho, as proporções do nosso corpo, nossos sentimentos em relação a ele e suas partes segundonossa avaliação.
E como chegamos ao resultado final da autoimagem? Através das experiências passadas, histórico de vida, dos estímulos positivos e negativos que recebemos dos padrões com os quais fomos confrontados, dos valores culturais vigentes. A formatação da autoimagem integra informações visuais, percepção e interpretação de estímulos diversos, confronto com modelos ou padrões, mescladoscom nossa experiência pessoal sobre nosso corpo.
Segundo o psicólogo austríaco Alfred Adler, discípulo de Sigmund Freud, com quem realizou pesquisas no campo da psicanálise, o corpo é um dos grandes obstáculos na autoimagem positiva. Segundo alguns exemplos bíblicos de autoimagem positiva. No livro de Númerostemos o primeiro exemplo da autoimagem positiva, quando 12 espias foram mandados por Moisés para Canaã, com a determinação de olhar a terra, ver o povo que nela habitava suas características, sua habitação, se ocupavam casas ou fortalezas, se a terra era fértil. Os homens que deveriam espiar Canaã foram escolhidos á dedo conforme orientação de Deus para Moisés, e apenas os líderes de cada tribo deIsrael, foram escolhidos, separados, para a caravana de observação. Depois de 40 dias na terra prometida observando, os espias retornaram a Moisés. A descrição de Canaã e do povo que nela habitava resultou numa autoimagem totalmente negativa da maioria dos espias. Eles confirmaram que a terra manava leite e mel, ou seja, era conforme Deus prometera para Moisés. Mesmo reconhecendo que aquela terraera como Deus havia prometido, e que eles a dominariam, segundo dez dos doze espias, o povo que habitavam Canaã era poderoso, habitavam cidades fortificadas, era uma terra habitada por gigantes, em números expressivos como gafanhotos, portanto, eram mais fortes do que eles. No entanto dois delescreram nas promessas de Deus, e construíram uma autoimagem positiva, chamavam-se Josué e Calebe, que falaram traçando uma autoimagem positiva a seu respeito: “Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel”. 
A maioriados espias construiu uma autoimagem negativa, e traçaram apenas o perfil cheio de virtudes do povo inimigo dizendo que era um povo poderoso, com cidades fortificadas e grandes, era um povo de grande estatura, eram tão numerosos quanto os gafanhotos, ou seja, era tudo muito bom naquela terra, mas não estava ao alcance deles. Esqueceram-se do seu perfil positivo.Era um povo com autoimagem negativa, sentiam-se pequenos, fracos e inexpressivos diante dos adversários.
Josué e Calebe foram extremamente confiantes criando uma autoimagem capaz de passar por cima do adversário, reconhecendo as virtudes daquelepovo que teriam que enfrentar, mas confiaram em suas forças e nas promessas de Deus.
Muitas pessoas constroem uma autoimagem negativa. Neste caso, em sua maioria, estão as mulheres, que são manipuladas pela mídia que criou um conceito de “bela” atrelado à magra, ou pouco peso. Com isso muitas mulheres associaram à autoimagem a magreza, e compram...
tracking img