Ensino a distancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO A DISTANCIA É SEUS CONCEITOS
LIBERDADE E INCENTIVO EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES
O art. 80 da LDB trata da educação a distância, determinando, inicialmente, que o Poder Público deverá incentivar, em todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada, o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância.
Com esse art. 80, a educação a distância adquiriusua carta de alforria. Ele, além de a tornar livre em todos os níveis e modalidades, tanto de ensino quanto de educação, ordenou ao Poder Público que a incentivasse e não que a limitasse com toda a sua burocracia credencialista.
 
CONCEITUAÇÃO E PRINCÍPIOS
Podemos conceiturar a educação a distância como sendo a forma de educação que se baseia na crença no Homem e em suas potencialidades, comosujeito ativo de sua própria aprendizagem. Parte, esta modalidade de ensino, do princípio de que o ser humano, independentemente de escolas ou de professores, pode se autodesenvolver, o que é mais do que comprovado pelo imenso número de autodidatas que tantos benefícios já proporcionaram à sociedade.
 
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
A característica principal da educação a distância é, pois, basear-seno estudo ativo, independente e construtivista, que pode dispensar preleções, professores e locais específicos para aulas, ao mesmo tempo em que possibilita aos educandos a escolha dos horários, a duração e os locais de estudo. Outra característica, decorrente dessa primeira, é a utilização de materiais didáticos especiais de auto-instrução para a veiculação dos cursos. Desta forma, portanto, aeducação a distância pode não só reduzir a exigência de freqüência do aluno na escola, como até mesmo dispensá-lo de presença.
 
INÍCIO: POR CORRESPONDÊNCIA
Este tipo de educação teve seu começo com os chamados cursos por correspondência e, a seguir, aperfeiçoou-se com instruções programadas, baseadas na teoria behaviorista de SKINNER e na forma de material didático avulso, de cartilhas, demódulos, de manuais e de livros, que continham todo o conteúdo básico, para a formação do aluno em determinada área.
Com o início da radiodifusão, começou também a utilização do rádio com finalidades educativas.
 
POTENCIAL INIMAGINÁVEL DOS NOVOS ACELERADORES PEDAGÓGICOS
Com a evolução dos meios de comunicação de massa, especialmente dos equipamentos e aparelhos eletrônicos, com a disseminação doscomputadores de uso pessoal, dos kits multimídia e dos CD-roms e com as supervias de informação de fibra óptica, as chamadas infohighways, a educação a distância adquiriu um potencial ainda inimaginável. A chamada multimídia, com a interatividade e com a realidade virtual que está criando um mundo novo, poderá, em pouco tempo, revolucionar os processos, métodos e técnicas de ensino e de avaliação,que o sonhador e revolucionário Marshall KICLUHAN, na década de 1960, com toda a sua extraordinária visão prospectiva, apenas começou a vislumbrar.
 
UMA REVOLUÇÃO CULTURAL
Darcy falava com propriedade, pois uma revolução na escrita também está ocorrendo. Quando muitos pensavam que ela seria relegada a um segundo plano, o mundo eletrônico, que o autor William GIBSON chamou de cyberspace(ciberespaço), antes dominado secretamente apenas por técnicos e militares, foi invadido por milhões de pessoas das mais diferentes partes do mundo. Hoje, elas se comunicam, através da Internet, por ícones, signos e sons, inimagináveis há uma década e, o que é mais incrível, também por palavras escritas, levando-as a uma propagação que só é comparável à da época de Gutemberg (surgimento da imprensa). Éa revolução cultural da "aldeia global", ligando em rede milhões de computadores e de pessoas, que ninguém sabe até onde pode ir.

A INTERNET
Com efeito, a rede mundial de computadores, chamada Internet, criada em 1964 pelo Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América), graças às experiências do renomado pesquisador da Rand Corporation de nome Paul Baran, como um meio...
tracking img