Tamponante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 1

Karina Morgado Santos

A glicina é o mais simples dos aminoácidos, apresentado R=H. O aminoácido glicina possui dois grupos ionizáveis com capacidade tamponante: α-COOH/ α-COO- em pHácido e α-NH3+/α-NH2 em pH alcalino e duas zonas de tamponamento entre os pHs 1,3 e 3,3 (dependente do grupo carboxila) e entre os pHs 8,6 e 10,6 (dependente do grupamento amino). No pH 2,3, 50% dasestruturas moleculares da glicina apresentam o grupo carboxila protonado (α-COOH) e 50% apresentam o grupo carboxila desprotonado (α-COO-). Nestas condições, o pK é igual ao pH (pK1 da glicina é iguala 2,3). Da mesma forma, no pH 9,6, 50% das estruturas moleculares da glicina apresentam o grupo amino protonado (α-NH3+) e 50% apresentam o grupo amino desprotonado (α-NH2). Nestas condições, o pK étambém igual ao pH (pK2 da glicina é igual a 9,6). No pH 5,9, eqüidistante das duas zonas de tamponamento, há um grande predomínio da forma isoelétrica, caracterizando o ponto isoelétrico (pI) daglicina.

Para encontrar o valor de pka de uma substância devemos primeiramente achar sua constante de equilíbrio utilizando a fórmula:

pH = pKa + log([A-]/[HA])

Calcule o valor de pKa do ácidoacético nas seguintes condições: pH 5,0; concentração de ácido acético 0,005M; concentração de acetato 0,0010M.

pH = pKa + log([A-]/[HA])
5 = pka + log (0,0010 / 0,005)
5 = pka + log 0,2
5 = pka +0,699
-Pka = 0,699-5
Pka = 5,699

Correção

O pKa é uma grandeza que permite saber a força de um ácido de forma mais intuitiva que através do valor de Ka. Quanto menor é o pKa de um ácido, maioré a sua tendência a ionizar-se e, consequentemente, mais forte é o ácido.
Quando o pH de uma solução aquosa contendo um ácido fraco é igual ao pKa desse ácido, [HA]=[A-]. O valor de pKa de um ácidopode ser facilmente calculado através de uma curva de titulação.
Uma titulação consiste na adição de uma base a uma solução aquosa de um ácido (ou um ácido a uma solução aquosa de uma base) em...
tracking img