Ensino superior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Breves reflexões sobre ensino superior brasileiro: uma história marcada por conflitos e tensões

Resumo: Reflexões acerca da história da educação superior no Brasil, desde a colônia e república, perpassando pelo período da ditadura militar até os dias atuais. São especialmente discutidas as bases culturais que moldaram e ainda moldam as concepções sobre educação superior no cotidianoadministrativo e pedagógico nos espaços universitários brasileiros.

Palavras-chaves: ensino superior, história, instituições de ensino superior

Abstract:

Key works: higher education, history, higher education institutions

Diante dos impactos das políticas econômicas dos países desenvolvidos na América Latina como a abertura do mercado internacional e o fim das políticas protecionistas,não apenas os setores produtivos da indústria, comércio e prestação de serviços se adaptaram às exigências e demandas diante da nova conjuntura econômica, mas também as políticas públicas, com destaque na área da educação.

É possível afirmar que, mesmo diante da necessidade de responder a toda uma conjuntura sócio, econômica e cultural e reconhecendo a educação como o “pulso da sociedade”(DELORS, 2006), a educação brasileira tem um longo caminho para percorrer e muito ainda que avançar.

No Brasil, por mais que seja possível identificar os inúmeros problemas na área da educação superior, as indicações à superação não impactam o cotidiano das redes de ensino pelas barreiras culturais estruturadas ao longo da história da educação no Brasil.

Apesar de todas asproduções científicas contemporâneas e das sucessivas reformas educacionais, mais de 500 anos se passaram sem que as mudanças alterassem a cultura arcaica de pensar e fazer educação, um legado enraizado ainda do Brasil Colônia- Império.

Na educação superior esse cenário não é diferente, talvez ainda mais comprometido pelos conflitos e tensões gerados no Sistema Educacional Brasileiro,mas também construído ao longo de sua história, desde a formação e concepção da ideia de universidade, à sua tardia implantação, as tentativas de reformas e políticas públicas visando sua expansão, inclusão e qualificação.

Sobre o tema exposto, trata o presente artigo com a finalidade de apresentar breves reflexões acerca da história da educação superior no Brasil, especialmente, sobreas bases culturais que moldaram e ainda moldam as concepções sobre educação superior no cotidiano administrativo e pedagógico nos espaços universitários brasileiros.

Para tanto, aplicou-se estudo exploratório apresentado por meio de um levantamento e discussão bibliográfica sobre a herança cultural e as percepções sobre educação superior no Brasil Colônia e Republicano que justificarame ainda justificam o atraso das políticas educacionais no país e seus reflexos na contemporaneidade. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base nas discussões propostas por Romanelli (2003); Sampaio (2000); Fávero (2006), Ghiraldelli Junior (2006), dentre outros.

Para o desenvolvimento deste ensaio reflexivo o artigo foi estruturado em seções. A primeira busca contextualizaros legados culturais de percepção sobre educação e ensino superior na época do Brasil Colônia e da República; em um segundo momento é evidenciado a formatação cultural e política sobre educação superior a partir da ditadura militar até os dias atuais; e finalmente traça-se uma reflexão sobre as concepções de educação construídas ao longo da história da educação no Brasil e seus reflexos nacontemporaneidade.

Origem do ensino superior:

Na antiguidade clássica, que compreende o período aproximado do século VIII a.C à queda do Império Romano no século V d.C., os autores Charles e Verger (1996) afirmam que existem indícios do aparecimento da educação em nível superior.

Nessa mesma linha de entendimento, são conhecidos os estudos de Luckesi et al (1991, p.30) que...