Ensino superior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Breves reflexões sobre ensino superior brasileiro: uma história marcada por conflitos e tensões

Resumo: Reflexões acerca da história da educação superior no Brasil, desde a colônia e república, perpassando pelo período da ditadura militar até os dias atuais. São especialmente discutidas as bases culturais que moldaram e ainda moldam as concepções sobre educação superior no cotidianoadministrativo e pedagógico nos espaços universitários brasileiros.

Palavras-chaves: ensino superior, história, instituições de ensino superior

Abstract:

Key works: higher education, history, higher education institutions

Diante dos impactos das políticas econômicas dos países desenvolvidos na América Latina como a abertura do mercado internacional e o fim das políticas protecionistas,não apenas os setores produtivos da indústria, comércio e prestação de serviços se adaptaram às exigências e demandas diante da nova conjuntura econômica, mas também as políticas públicas, com destaque na área da educação.

É possível afirmar que, mesmo diante da necessidade de responder a toda uma conjuntura sócio, econômica e cultural e reconhecendo a educação como o “pulso da sociedade”(DELORS, 2006), a educação brasileira tem um longo caminho para percorrer e muito ainda que avançar.

No Brasil, por mais que seja possível identificar os inúmeros problemas na área da educação superior, as indicações à superação não impactam o cotidiano das redes de ensino pelas barreiras culturais estruturadas ao longo da história da educação no Brasil.

Apesar de todas asproduções científicas contemporâneas e das sucessivas reformas educacionais, mais de 500 anos se passaram sem que as mudanças alterassem a cultura arcaica de pensar e fazer educação, um legado enraizado ainda do Brasil Colônia- Império.

Na educação superior esse cenário não é diferente, talvez ainda mais comprometido pelos conflitos e tensões gerados no Sistema Educacional Brasileiro,mas também construído ao longo de sua história, desde a formação e concepção da ideia de universidade, à sua tardia implantação, as tentativas de reformas e políticas públicas visando sua expansão, inclusão e qualificação.

Sobre o tema exposto, trata o presente artigo com a finalidade de apresentar breves reflexões acerca da história da educação superior no Brasil, especialmente, sobreas bases culturais que moldaram e ainda moldam as concepções sobre educação superior no cotidiano administrativo e pedagógico nos espaços universitários brasileiros.

Para tanto, aplicou-se estudo exploratório apresentado por meio de um levantamento e discussão bibliográfica sobre a herança cultural e as percepções sobre educação superior no Brasil Colônia e Republicano que justificarame ainda justificam o atraso das políticas educacionais no país e seus reflexos na contemporaneidade. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base nas discussões propostas por Romanelli (2003); Sampaio (2000); Fávero (2006), Ghiraldelli Junior (2006), dentre outros.

Para o desenvolvimento deste ensaio reflexivo o artigo foi estruturado em seções. A primeira busca contextualizaros legados culturais de percepção sobre educação e ensino superior na época do Brasil Colônia e da República; em um segundo momento é evidenciado a formatação cultural e política sobre educação superior a partir da ditadura militar até os dias atuais; e finalmente traça-se uma reflexão sobre as concepções de educação construídas ao longo da história da educação no Brasil e seus reflexos nacontemporaneidade.

Origem do ensino superior:

Na antiguidade clássica, que compreende o período aproximado do século VIII a.C à queda do Império Romano no século V d.C., os autores Charles e Verger (1996) afirmam que existem indícios do aparecimento da educação em nível superior.

Nessa mesma linha de entendimento, são conhecidos os estudos de Luckesi et al (1991, p.30) que...
tracking img