O impactos do descarte de oleos lubrificantes: o destino do oleo usado em oficinas e postos de troca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
aLUNO: EDIVAM VIEIRA DA SILVA
RG: 15576109-MG

cURSO: tECNOLOGIA EM GESTAO AMBIENTAL

TUTOR: KÁTIA REGINA

Brasilia
2011

1 - A partir dos textos do módulo, elabore uma reflexão, de no mínimo 30 linhas, sobre o que se deseja com uma educação ambiental voltada para o meio ambiente, enfocando o esforço dos organismos internacionais para a promoção dessa metodologia.

Segundo otexto uma maior participação tanto individual quanto coletiva, priorizando o envolvimento do indivíduo e a sociedade com o meio para que se possa garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado e alertar para a preservação e para o cuidado com a fauna e a flora em vias de extinção.

A educação ambiental é um componente essencial para educação, devendo estar presente em todos os níveis emodalidades do processo educativo, a educação ambiental tem que despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente.
A educação ambiental voltada para o meio ambiente tem que ser uma ação educativa permanente pela qual a comunidade têm a tomada de consciência de sua realidade, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemasderivados das relações e suas causas profundas. Desenvolvendo uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.
Educação ambiental sao os meios dos quais o indivíduoe a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Segundo o Artigo 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999 diz que o processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindoo acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais.
Ha bastante tempo que organismos internacionais vem tentando estabelecer metas e princípios da educação ambiental onde se define que ela deve ser continuada, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais evoltada para os interesses regionais. Em meados de 1977, aconteceu a primeira Conferência Intergovernamental em educação ambiental, organizada pela Unesco, em que se estabeleceram os princípios da educação.
No ano de 1980 acontece em Moscou, o Congresso Internacional da Unesco sobre Educação e Formação Ambiental, onde são reafirmados os princípios da Educação Ambiental.
Em 1990 a Onudeclarou como o Ano Internacional do Meio Ambiente e em 1992 no Rio acontece a Conferência sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento, criando a Agenda 21, principal documento produzido pela conferencia.
No ano seguinte, acontece o Congresso Sulamericano Continuidade ECO/92, na Argentina e a Conferência dos Direitos Humanos em Viena. Em 1994, acontece o 3° Fórum de Educação Ambiental. EmGuadalajara no México, realiza-se o I Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, no Cairo - Egito, realiza-se a Conferência Mundial da População. Nos anos seguintes, realizam-se várias Conferências e Congressos como: Conferência Mundial da Mulher em Pequim 1995, Conferência Mundial do Clima em Berlim 1995, Conferência Habitat 11 em Istambul 1996, Conferência sobre Educação Ambiental em Nova Delhi1997, Conferência Internacional sobre o Meio Ambiente e Sociedade em Thessaloniki, na Grécia 1997 e o II Congresso Ibero­americano de Educação Ambiental, no mês de junho em Guadalajara, no México 1997.
Em 1998, são publicadas as produções elaboradas durante a I Conferência Nacional de Educação Ambiental.
No final de 2000, as negociações sobre o protocolo de Kyoto são suspensas em...
tracking img