Ensino etinerante

Páginas: 3 (635 palavras) Publicado: 9 de abril de 2012
O ensino itinerante

Introdução:
As pessoas vivem de modos diferentes e as civilizações também diferem. As pessoas falam varias línguas (...). Mas, apesar dessas diferenças, todas as pessoas têmem comum um atributo simples: são seres humanos, nada mais, nada menos.
A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, no Brasil, tem assumido uma posição importante nos debateseducacionais. Contudo, apesar dos avanços recentes em termos de legislação e diretrizes pró-inclusão, as experiências nessa direção ainda são pouco disseminadas.
O professor itinerante tem o objetivode “prestar assessoria às escolas regulares que possuem alunos com necessidades especiais incluídos, como atribuição a produção de materiais pedagógicos necessários ao trabalho com estes alunos.1- A etnografia e sua aplicabilidade em pesquisas educacionais
A escolha pela etnografia neste estudo justifica-se pelo objetivo de entender as relações estabelecidas entre os sujeitosparticipantes e os significados de suas ações.
Observa-se que a pesquisa etnográfica não segue padrões rígidos ou pré-determinados, modificando-se no decorrer do trabalho de campo, de acordo com apercepção do pesquisador.
Na pesquisa educacional os atos de aprender e ensinar estão diretamente relacionados com o local, o momento histórico e a cultura em que o sujeito esta inserido.Seguindo as características da pesquisa etnográfica, foram utilizados nesta investigação, os seguintes procedimentos como instrumentos de coleta de dados: a) observação participante; b) micro analise docontexto; c) analise de documentos; d) entrevista com os sujeitos participantes.


2- Ensino itinerante: requisitos de entrada e linhas de formação
Mais importante do que a formaçãoprofissional, o futuro professor itinerante é avaliado pelo seu interesse e sua “sensibilidade” para lidar com pessoas com necessidades especiais.
Todos os professores itinerantes são capacitados em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino
  • Ensino
  • Ensino
  • Ensino
  • Ensino
  • Ensino
  • ENSINO
  • Ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!