Ensaios tecnologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSAIOS DESTRUTIVOS
Ensaio de Dobramento
Experimente dobrar duas barras de um metal: por exemplo, uma de alumínio recozido e outra de alumínio encruado.
Você vai observar que a de alumínio recozido dobra-se totalmente, até uma ponta encostar na outra. A de alumínio encruado, ao ser dobrada, apresentará trincas e provavelmente quebrará antes de se atingir o dobramento total.
O ensaio dedobramento é isso: ele nos fornece somente uma indicação qualitativa da ductilidade do material.
Normalmente os valores numéricos obtidos não têm qualquer importância.



Como é feito?
O ensaio consiste em dobrar um corpo de prova de eixo retilíneo e seção circular (maciça ou tubular), retangular ou quadrada, assentado em dois apoios afastados a uma distância especificada, de acordo com otamanho do corpo de prova, por meio de um cutelo, que aplica um esforço perpendicular ao eixo do corpo de prova, até que seja atingido um ângulo desejado.




Como é feito?
O valor da carga, na maioria das vezes, não importa. O ângulo determina a severidade do ensaio e é geralmente de 90, 120 ou 180º.
Ao se atingir o ângulo especificado, examina-se a olho nu a zona tracionada, que não deveapresentar trincas, fissuras ou fendas. Caso contrário, o material não terá passado no ensaio.


Processos de Dobramento
Há dois processos de dobramento: o dobramento livre e o dobramento semiguiado.
Dobramento livre - É obtido pela aplicação de força nas extremidades do corpo de prova, sem aplicação de força no ponto máximo de dobramento.

Processos de Dobramento
Ensaio de dobramentoem barras para construção civil
Barras de aço usadas na construção civil são exemplos de materiais que, além de apresentarem resistência mecânica, devem suportar dobramentos severos durante sua utilização, e por isso são submetidos a ensaio de dobramento.
Esta característica é tão importante que é normalizada e classificada em normas técnicas.
Neste caso, o ensaio consiste em dobrar a barraaté se atingir um ângulo de 180º com um cutelo de dimensão especificada de acordo com o tipo de aço da barra - quanto maior a resistência do aço, maior o cutelo. O dobramento normalmente é do tipo semiguiado.
A aprovação da barra é dada pela ausência de fissuras ou fendas na zona tracionada do corpo de prova.


Processos de Dobramento
O ensaio de dobramento em corpos de prova soldados,retirados de chapas ou tubos soldados, é realizado geralmente para a qualificação de profissionais que fazem solda (soldadores) e para avaliação de processos de solda.

Ensaios de Flexão
O ensaio de flexão é realizado em materiais frágeis e em materiais resistentes, como o ferro fundido, alguns aços, estruturas de concreto e outros materiais que em seu uso são submetidos a situações onde oprincipal esforço é o de flexão.
Como já foi dito, a montagem do corpo de prova para o ensaio de flexão é semelhante à do ensaio de dobramento.
A novidade é que se coloca um extensômetro no centro e embaixo do corpo de prova para fornecer a medida da deformação que chamamos de flexa, correspondente à posição de flexão máxima.



Nos materiais frágeis, as flexas medidas são muito pequenas.Conseqüentemente, para determinar a tensão de flexão, utilizamos a carga que provoca a fratura do corpo de prova.
Propriedade Avaliada
O ensaio de flexão fornece dados que permitem avaliar diversas propriedades mecânicas dos materiais. Uma dessas propriedades é a tensão de flexão.
Mas, para entender como é calculada a tensão de flexão, é necessário saber o que vem a ser momento fletor.Momento Fletor
Imagine uma barra apoiada em dois pontos. Se aplicarmos um esforço próximo a um dos apoios, a flexão da barra será pequena.
Mas, se aplicarmos o mesmo esforço no ponto central da barra, a flexão será máxima.

Logo, verificamos que a flexão da barra não depende só da força, mas também da distância entre o ponto onde a força é aplicada e o ponto de apoio.
O produto da força pela...
tracking img