Ensaio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO FILME: O ENIGMA DAS CARTAS

Deilson Nunes de ALMEIDA¹

RESUMO: Este ensaio procura fazer uma reflexão crítica ao conteúdo do filme supra citado. O objetivo é compreender a dinâmica familiar e as possíveis causas ao surgimento do sintoma supostamente diagnosticado como autismo.

PALAVRAS-CHAVE: Introjeção; embotamento afetivo, autismo, luto.

O presente filme relata ahistória de uma família que teve o seu chefe de casa morto em um acidente quando realizava escavações arqueológicas em uma das ruínas maias. O casal tinha dois filhos, Sally e Michel tudo indica que a relação familiar era bastante nutritiva, pois a menina era muito ligada ao pai que a educou de forma que aos 6 anos de idade já falava três idiomas, embora sua mãe Ruth Matthews mais tarde venha a sequeixar que deveria ter dedicado a Sally a mesma atenção dada a Michel, ambas se relacionavam de forma afetuosa.
Sally também teve forte influência de um amigo mexicano que sempre lhe contava estórias e lhe transmitia mitos, que possivelmente influenciou grandemente para o desencadear de alguns comportamentos futuros, falas como “É mais fácil ver sem palavras...” “Seu pai mora na lua...” “É precisoficar quieto para ver as coisas...” “ Ver o outro por dentro a partir do sonho...” Outro fato importante na posição de Sally diante de todo aquele contexto de perda, foi a mudança de moradia, a família morou muitos anos no méxico e com a morte de Alex pai de Sally e Michel e ex-marido de Ruth retornaram aos EUA.
Esta mudança de ambiente parece ter sido impactante para Sally pois a menina a partirdaí começa a desencadear comportamentos outrora não apresentados. Como toda criança de sua idade ela era observadora, habilidosa e possuía uma grande capacidade de questionar. Dessa forma passa a apresentar sinais de conflitos entre os aspectos de vida e morte, bem como fantasias a esse respeito que uma vez foram alimentadas por mitos.
O sintoma apresentado por Sally é estabelecido a partir datentativa de reencontrar o pai falecido, como já dito, a influencia da fala do amigo mexicano, a mudança abrupta de moradia e a perda inesperada do pai corroboraram para o surgimento de um suposto sintoma de ¹ Estado introjetivo, ² Embotamento afetivo, ³ Ausência da elaboração do luto como forma de aliviar o sofrimento de perda e Ч Mudismo.
O irmão foi o primeiro a perceber as mudanças decomportamento de Sally ao mudar objetos previamente organizados pela menina, uma vez tirados dessa ordem ela desencadeava um grito agudo e ininterrupto até que tais objetos fossem recolocados na forma e posição que para ela era familiar.
No momento em que tal sintoma vai se tornando perceptível a todos, a mãe procura manter-se de forma resistente a ideia de patologia, tratamento e busca através docontato e da observação da construção criativa da menina entender aquele estado, aquele mundo imaginário ao ponto de tentar acessa-lo e assim compreender o que se passa no interior da criança na tentativa de trazê-la de volta a realidade.
O Psiquiatra procura estabelecer uma relação de causa e efeito no surgimento dos sintomas de Sally e através da prática convencional da medicina, apresentaum suposto diagnostico de autismo. Segundo MARQUES (2010) e DIXE (2010) são características comuns do autismo:

“ Medo e confusão, pouca tolerância a mudança, dificuldade em compreender regras sociais, hiper-sensibilidade, desatenção, impulsividade, agressividade, fuga, comportamentos agressivos e auto-agressivos, os sintomas das pertubações do autismo podem ocorrer desde muito cedo,frequentemente se manifestando antes dos 3 anos de idade e apresentar uma gama de sintomas comportamentais:” (MARQUES e DIXE, 2011. p. 66).
Embora o médico siga nessa linha hipotética, o avançar das observações e o comportamento criativo da criança vai emergindo outros questionamentos ao diagnostico de autismo.
A relação estabelecida entre Ruth e o Psiquiatra é divergente e conflitante,...
tracking img