Ensaio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
   

Jessica – depois de ler o conto fazer algum comentário sobre ele

O MENINO DO LIXÃO

Joga um punhado de pedacinhos de alumínio para cima e fica encantado com a chuva prateada que cai sobre asua cabeça.
Todos os dias, enquanto a mãe cata as coisas que prestam para vender, o filho brinca por ali com os outros meninos, olhos alumiados de sol, mãos espantando os insetos que lhe dão coceira nocorpo e botam contrariedade no rosto afogueado.
    Esse é o mundo do menino. Um mundo de lixo jogado a céu aberto, mas que no seu imaginário se apresenta cheio de surpresas divertidas, dedescobertas inusitadas, de coisas atraentes que o levam muitas vezes ao encantamento.
    Como é bom rolar livremente sobre montes de papéis rasgados e panos bolorentos. Brincar de esconder dentro de caixasde papelão , bater latinhas amassadas uma contra as outras para afugentar as moscas e os mosquitos que o incomodam. Sim, o menino gosta do gosto adocicado da terra fofa povoada de minhocas, de sentircheiros diferentes, ver gatos arrepiados de fome, sapos saltando de repente do fundo dos ferros enferrujados, bichos que habitam esse mundo de contemplação.
    O lixão desperta no menino muitacuriosidade, um prazer quase lúdico quando cata os besouros e os coloca num saquinho plástico ou encontra, no meio de tantos brinquedos mutilados, um carrinho com todas as rodas, uma espingarda com gatilho,uma metralhadora que ainda consegue dar tiros.
    Então remexe em tudo. Em tudo presta atenção, pega, cheira, prova, joga para o lado e pega outra coisa qualquer. Vibra com os caminhões barulhentosque chegam levantando as carrocerias e despejando mais e mais brinquedos que a mãe não pode comprar para ele.
    Esse é o mundo do menino. Um mundo sujo de porcarias desprezadas, de misérias que,diante dos seus olhos, transformam-se em cores sobre as quais o sol bate, brilha e fabrica a interessante e encantada chuva prateada.
    Os dias bruscos, cinzentos, trazem os urubus que pousam, aos...
tracking img