Absenteismo feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO:
O ABSENTEÍSMO FEMININO NA CONTINENTAL PNEUS

Estudo de caso apresentado tutor Lázaro, do curso de Administração - EAD da Universidade Salvador, como requisito para a obtenção da nota da disciplina PPI.


Salvador
2011
RESUMO

O absenteísmo é a ausência temporária do empregado ao trabalho sendo estacaracterizada pela sua falta ou atraso. Este trabalho busca analisar o aumento do absenteísmo feminino na Continental Pneus, situada em Camaçari, no último ano, identificando as suas principais causas, assim como os impactos causados na organização. Para tal, fez-se um estudo de campo atuando sobre um universo de pesquisa de 60 mulheres, as quais estavam distribuídas nos setores da misturação, calandra,vulcanização e inspeção final. Utilizou-se um questionário como método de abordagem dedutivo, além de observações diretas e indiretas para a obtenção de dados. Partiu-se da premissa de que as funcionárias da Continental por não terem um local para deixar seus filhos durante o seu horário de trabalho, acabavam optando por não comparecerem ao serviço, aumentando assim o nível de absenteísmo femininona empresa. Esta hipótese não foi confirmada, segundo os dados levantados durante a pesquisa, surgindo em seu lugar, a confirmação que apontava os problemas médicos (doenças, lesões etc) como a causa principal. Este trabalho conta com uma retrospectiva histórica a respeito da inserção da mulher no mercado de trabalho, a conceituação do tema absenteísmo com a descrição das suas causas econseqüências, apresentando também, os resultados obtidos a partir do estudo realizado na Continental Pneus.
Palavras-Chave: Absenteísmo. Feminino. Causas. Pessoais. Médicas.

1 INTRODUÇÃO
A revolução industrial foi uma mudança na forma de produção de mercadorias com uso de máquinas a vapor e transformação no sistema de trabalho da época. Neste contexto, incorpora-se a mulher no mundo das fábricas, sendo oseu trabalho menos qualificado e restrito as áreas de produção.
Ao ser inserida no mercado fabril, a mulher passou a ter dupla jornada de trabalho. A ela cabia cuidar da prole, dos afazeres domésticos e também do trabalho remunerado. Essa rotina além de outros fatores contribui para o aumento do índice de absenteísmo - que é caracterizado pela falta ou atraso ao trabalho – das mulheres nasempresas.
Esta pesquisa diz respeito a um estudo de caso realizado na empresa Continental Pneus, situada em Camaçari – BA, com o intuito de analisar o aumento do absenteísmo feminino. Quais as possíveis causas dos índices de absenteísmo e rotatividade relativos às mulheres na empresa?
Para responder essas questões elaborou-se como objetivo geral um estudo na empresa Continental Pneus com a finalidadede analisar a percepção das mulheres operárias sobre os motivos dos altos índices de absenteísmo, tentando identificar possíveis oportunidades de melhorias. E como objetivos específicos fazer uma retrospectiva histórica a respeito da inserção da mulher no mercado de trabalho; listar e analisar os motivos que contribuem para os altos índices de absenteísmo entre as mulheres da empresa; levantarinformações que contribuam para a compreensão dos crescentes índices de absenteísmo, verificando suas conseqüências para a organização.
Este trabalho oferece um conhecimento sobre as vivencias das mulheres operárias, realidade diferente em ambientes fabris e assunto ainda pouco explorado. Também será uma oportunidade de mudanças de paradigmas para aqueles que acreditam que fábricas são locais detrabalho exclusivos para homens.

SOBRE A CONTINENTAL PNEUS

A trajetória do Grupo Continental teve início em 1871, em Hannover, Alemanha, com o início da produção de artefatos de borracha flexível e pneus maciços para carruagens e bicicletas. Dando seqüência à sua tradição de pioneirismo e de compromisso com as soluções mais avançadas tecnologicamente, em 1892 torna-se a primeira empresa...
tracking img