Ensaio teorico sobre a sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE: UMA NECESSIDADE ORGANIZACIOL OU UMA JOGADA DE MARKENTING? UM ENSAIO TEORICO SOBRE ESSE DEBATE

Autor: Cleber Broietti
Daniele

RESUMO

Este ensaio teórico de forma interpretativista tem o objetivo de discutir esse polêmico tema sustentabilidade como uma necessidade para as organizações, ou se é mais uma maneira das empresas oportunistas a buscarem maior lucratividade,procura demonstrar alguns problemas ambientais graves, e aponta para a solução das entidades em buscarem um novo paradigma, o paradigma da sustentabilidade, em sua gestão para continuar vivas no mercado.

1. INTRODUÇÃO
Atualmente o tema sustentabilidade tem despertado a atenção das organizações, em relação ao comportamento da sociedade que está mais atenta e consciente sobre o assunto, asorganizações procuram entender melhor o reflexo do tema em seus negócios.
A produção ilimitada e a tentativa de criar consumidores dispostos a comprar produtos ou serviços novos sem a necessidade, são motivos para criação de problemas ambientais, as organizações para atender a demanda desses consumidores passam a produzir volumes em ritmo acelerado, esse consumo sem necessidade pode ter aresponsabilidade em uma ferramenta de comunicação o marketing (Foladori:2000).
Tudo que o homem consome (compra) vem do meio ambiente, sejam materiais de extrema necessidade, sejam materiais supérfluos, atualmente existe uma aumento demográfico muito grande mundialmente, e com isso há o aumento do consumo pela população, o que acarreta no aumento da produção de produtos pelas organizações, comoconseqüências têm o aumento da utilização de recursos naturais.
As organizações já têm a consciência de os recursos naturais são limitados, e que a desenvolvimento sustentável é o único meio da população ter gerações futuras sem acarretar maiores problemas, o debate aqui é se as organizações estão utilizando a sustentabilidade como paradigma organizacional, buscando o crescimento sem degradar o meioambiente e prezando pela continuidade de gerações futuras, ou as organizações estão utilizando a sustentabilidade, ou utiliza o tema sustentabilidade para passar uma imagem de ecologicamente corretos e enganar os ingênuos consumidores
Portanto o objetivo desse ensaio teórico é o discutir esse polêmico tema sustentabilidade como uma necessidade para as organizações, ou se é mais uma maneira das empresasoportunistas a buscarem maior faturamento, na concepção do autor.
Inicialmente será realizado um levantamento sobre o que é sustentabilidade, depois o tema será comparado aos paradigmas organizacionais propostos por Burrel e Morgan em 1979, para saber se a sustentabilidade se encaixa em alguns desses paradigmas ou se é um novo paradigma, e também se a sustentabilidade para empresas é utilizadacomo uma forma de faturar mais.
Como esse tema “sustentabilidade”, é um tema relativamente novo, ganhou expressão na década de 1970 (Carvalho:2003), o objetivo apresentado permite a realização de uma pesquisa essencialmente teórica.
O estudo teórico permite uma abordagem metodológica qualitativa, o pesquisador procura aprofundar-se na compreensão dos fenômenos que estuda – ações dos indivíduos,grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social – interpretando-os segundo a perspectiva dos participantes da situação enfocada, sem se preocupar com representatividade numérica, generalizações estatísticas e relações lineares de causa e efeito (Burrel & Morgan: 1979).
Assim sendo, a interpretação, a consideração do pesquisador como principal instrumento de investigação e anecessidade do pesquisador de estar em contato direto e prolongado com o campo, para captar os significados dos comportamentos observados, revelam-se como características da pesquisa qualitativa.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Sustentabilidade
Afinal de contas o que é essa tal de sustentabilidade? Para que serve? Isso é realmente importante para as organizações? Essas são algumas questões que...
tracking img