Ensaio tempo de pega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSAIO 1
Determinação dos tempos de pega
NBR 11581

1. Objetivo:
Esse experimento objetivou determinar o tempo de pega da pasta de cimento. O tempo de pega é um fenômeno quepermite descobrir o momento em que a pasta de cimento adquire uma consistência imprópria trabalho tanto como para argamassa ou aglutinador em concreto. Ou seja, a determinação do tempo depega mostra o tempo em que a pasta de cimento pode ser utilizada sem perder suas propriedades desejadas.
2. Equipamentos utilizados:
* Balança de precisão
* Espátula
* MoldeTroncônico
* Recipiente
* Aparelho de Vicat
* Agulha de Vicat
* Cronômetro

3. Descrição do Ensaio:
Após o preparo, com 500 g, da pasta de cimento, esta foi colocadano molde tronco cônico para ser usado no experimento. Depois se zera o aparelho de Vicat levantando a haste e fixando-a, nivela se a pasta de cimento no molde para ser inserido noaparelho. Então descendo a agulha até a superfície da pasta deixando cair e penetrar na pasta.
Quando a agulha permanecer parada a um mm do fundo indica o inicio de pega da pasta de cimento, aleitura é feita após 30 s do início da penetração da agulha na pasta. Após a determinação do início de pega troca se a agulha e realizam-se leituras em intervalos de 10 min. Quando aagulha permanecer estacionada a 38 mm do fundo indica o final de pega.

4. Resultados Finais:
Os resultados obtidos neste experimento são expressos em h, min, com a aproximação de 5min. O tempo de inicio de pega é o intervalo entre o instante em que se mistura a agua com o cimento, obtendo a pasta usada e o instante em que se determina o inicio de pega. E o tempo definal de pega é o intervalo entre mesmo ponto de partida anterior e o instante em que se determina o final de pega.
Tempo de início de pega: 1h59min
Tempo de final de pega: 2h30min
tracking img