Ensaio filosofico, cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Escola Secundária Francisco de Holanda

ENSAIO FILOSÓFICO: CIDADANIA

Filosofia, Maio de 2011

2010/2011

A cidadania é o conjunto de direitos que garante aos indivíduos aparticipação na vida política e social do seu Estado. A cidadania também nos dá outros direitos como o direito à liberdade, o direito à vida e o direito à igualdade.
Para se orientar, a sociedade tem quese organizar para que tenha a participação dos seus cidadãos na vida pública. Existem diferentes teorias que nos explicam a cidadania, entre as quais, a teoria de direitos. Esta teoria baseia-se naideia de que os cidadãos para serem estimulados a participar na vida pública é necessário dar-lhes direitos.
As redes sociais virtuais, tema bastante debatido hoje em dia, são grupos ou locaisespecíficos na internet, onde as pessoas têm permissão para partilhar todo o tipo de informações e dados com o mundo social. Temos como exemplo o Facebook, o Hi5, o Orkut, o Twitter, o Badoo, o Myspace, entreoutras.
Mas será que as redes sociais têm vantagens suficientes para serem aceitáveis?
Nesta teoria há três tipos diferentes de direitos: os direitos sociais, os direitos políticos e osdireitos civis. Em suma, esta teoria diz que basta facultar aos cidadãos os direitos para que estes se interessem e participem activamente na vida pública da sua sociedade. Entre estes direitos está odireito à privacidade, a liberdade de expressão e a ajuda entre Estados e pessoas, que são os que nós vamos desenvolver.
A favor das redes sociais virtuais está tanto a liberdade de expressão como aajuda entre Estados e pessoas. Nestas redes, como são os cidadãos que actualizam e adicionam informação aos seus perfis, estes podem escrever o que lhes vier na alma, a sua opinião acerca de certoassunto sem que tenham de ser contestados pois eles encontram-se num espaço público e têm direito a fazê-lo. Outro exemplo, é a entreajuda. No passado dia 11 de Março do corrente ano, houve um terramoto...
tracking img