Ensaio do filme os narradores de javé

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O homem sob o ponto de vista histórico ontológico transformou-se com o passar do tempo já que suas ações e pensamentos mudaram. Nessa relação o homem se constituiu enquanto ser, poismodificou a natureza e por ela também foi modificado.
A dialética homem e natureza levou ao que chamamos de trabalho e, consequentemente, aos vínculos materiais, econômicos e sociais que formaram abase da sociedade. Karl Marx afirmou que todos os pensamentos, instituições políticas, leis, religião, moral, arte, filosofia e ciência são reflexos dessa base material.
Então, para se compreender oestudo histórico do ensino, as práticas pedagógicas adotadas e seus reflexos na sociedade é necessário a priori partir da análise do homem histórico e suas relações sociais que permearam ao longo dotempo. Veremos então que os resquícios de tais relações passadas ainda marcam profundamente a Educação da nossa sociedade contemporânea e influenciam desde quem vai ter acesso a escola até o conteúdo aser ensinado por ela.


A Educação, inicialmente, nas sociedades primitivas era uma atribuição coletiva que cabia aos adultos apresentarem as crianças e aos jovens os valores do grupo. Essesvalores levariam a um determinado tipo de comportamento.
Á medida que as sociedades ficaram mais complexas, a educação passou a ser uma atividade atribuída a especialistas e desde os sofistas, Sócrates,Platão, Aristóteles, passando pela Idade Média e Iluminismo de Rousseau até os dias atuais a questão das práticas pedagógicas sempre estiveram em discussão, pois elas dirigem o comportamento humano.Talvez seja essa a explicação da educação privilegiar o grupo dirigente da sociedade em detrimento as camadas subalternas. O que vai diferenciar em educação para o trabalho intelectual da elite e aeducação do proletariado responsável pelo trabalho manual.
Então, hoje eu pergunto: Educação para quê e para quem ? Partindo da Constituição Federal brasileira educação para todos os cidadãos...
tracking img