Ensaio de dureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No início do século XX houve muitos progressos no campo da determinação da dureza.
Em 1922, Rockwell desenvolveu um método de ensaio de dureza que utilizava umsistema de pré-carga. Este método apresenta algumas vantagens em relação ao ensaio Brinell, pois permite avaliar a dureza de metais diversos, desde os mais moles até os mais duros. Entretanto, tambémtem limitações, o que indica que está longe de ser a solução técnica ideal.
O ensaio Rockwell, que leva o nome do seu criador, é hoje o processo mais utilizado no mundo inteiro, devido àrapidez e à facilidade de execução, isenção de erros humanos, facilidade em detectar pequenas diferenças de durezas e pequeno tamanho da impressão.
Objetivos

O ensaio de dureza Rockwelltem por objetivo medir a resistência de um material quando pressionado por outro material ou por marcadores padronizados. Este ensaio é muito importante para evitar imprevistos futuros que ocorram comos materiais utilizados em determinado processo e projeto.
1. Materiais Utilizados

Pode-se realizar o ensaio de dureza Rockwell por dois tipos de máquinas; a dedureza normal (é indicada para avaliações de dureza em geral); a de dureza superficial (é indicada para avaliação de dureza em folhas finas ou lâminas, ou camadas superficiais de material).Existem partes da máquina as quais devem ser escolhidas conforme os materiais a ser ensaiado estas são:
• Edentador: Pode ser de diamante (cone) ou de esfera de aço;
• Mesa de base: Hámesas para corpo plano e mesa para corpo cilíndrico.
Ainda há a bucha que tem com função a fixação e proteção do corpo de prova.
Outro ponto a ser destacado é que o edentador temgrande capacidade de carga, mais são frágeis. Têm-se a questão do durometro, que pode ser de bancada (leva-se a peça até o durometro) e o durometro portátil(o qual leva o durometro até a peça); o...
tracking img