Ensaio de ductilidade de chapas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento: Ensaio de ductilidade de chapas
Introdução
Ductilidade de chapas

A operação de estampagem envolve dois tipos de deformações: o estiramento, que é o afinamento da chapa, e aestampagem propriamente dita, que consiste no arrastamento da chapa para dentro da cavidade da matriz por meio de um punção. Nessa operação, a chapa fica presa por um sujeitador que serve como guia para oarrastamento.

A ductilidade é a característica básica para que o produto possa ser estampado.
Então, por que fazer um ensaio específico para avaliar a ductilidade?

Existe umarazão para isso: uma chapa pode apresentar diversas pequenas heterogeneidades, que não afetariam o resultado de ductilidade obtido no ensaio de tração. Mas, ao ser deformado a frio, a chapa pode apresentarpequenas trincas em conseqüência dessas heterogeneidades. Além de trincas, uma peça estampada pode apresentar diversos outros problemas, como enrugamento, distorção, textura superficial rugosa,fazendo lembrar uma casca de laranja etc.
A ocorrência destes problemas está relacionada com a matéria-prima utilizada.
Para evitar surpresas indesejáveis, como só descobrir que a chapa é inadequada aoprocesso de estampagem após a produção da peça, foi desenvolvido o ensaio de embutimento. Este ensaio reproduz, em condições controladas, a estampagem de uma cavidade previamente estabelecida. Osensaios de embutimento permitem deformar o material quase nas mesmas condições obtidas na operação de produção propriamente dita, só que de maneira controlada, para minimizar a variação nos resultados.Existem ensaios padronizados para avaliar a capacidade de estampagem de chapas. Os mais usados são os ensaios de embutimento Erichsen e Olsen.

Ensaio Erichsen

O ensaio Erichsen (mais utilizadona Europa e Japão) consiste em estirar um corpo de prova em forma de disco até o surgimento de uma ruptura incipiente, medindo-se então a profundidade do copo assim formado. Esta profundidade,...
tracking img