Ensaio com liquidos penetrantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O ELP é um ensaio não destrutivo muito antigo utilizado em muitos ramos da mecânica, no inicio muito usado pela indústria ferroviária. Durante a segunda guerra mundial Robert C. Switzerconseguiu aperfeiçoar o ELP através do método por líquidos penetrantes fluorescente tornando o ensaio mais confiável, ganhando a confiança da indústria aeronáutica que passou a utilizar o mesmo.Fundamentação teórica

O principio físico do ELP é baseado no fenômeno da capilaridade e consiste em encontrar trincas e/ou descontinuidades superficiais em peças que precisam de uma atenção especialpara as suas aplicações. Para se fazer o ensaio é preciso remover as impurezas da peça para aplicação do líquido penetrante após algum tempo remove-se o mesmo e é aplicado o revelador que tornapossível a identificação do defeito.
É importante que o líquido seja do mesmo fabricante, tenha alta coesão molecular e uma baixa tensão superficial.

Vantagens e desvantagens do ELP.

As principaisvantagens são: É um processo simples que pode ser realizado em um curto tempo, não necessita de mão de obra com alta qualificação, pode ser feito em peças de diferentes tamanhos e possibilita encontrarfalhas na ordem de milésimos de mm.
As desvantagens são: É um método limitado pois possibilita encontrar apenas defeitos superficiais, temperaturas muito altas ou muito baixas pode afetar o resultadofinal do teste.


Materiais utilizados no ensaio.

- Removedor - Removedor Nº 1 Cripton
- Líquido penetrante – Penetrante Vermelho Nº 2 Cripton
- Revelador – Revelador Branco Nº 3 CriptonProcedimento.

1-Fazer a limpeza da peça.
2-Aplicar o removedor, aguardar dissolver as impurezas logo após passar uma pano umedecido com o removedor.
3-Secar a superfície aguardar a evaporação doremovedor.
4-Aplicar o líquido penetrante na peça e aguardar o tempo necessário para que o LP penetre nas falhas, é indicado um tempo de 5 a 15 minutos para conseguir uma boa qualidade nesta...
tracking img