Hidrocarbonetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA I PROFESSOR: VINICIO

ESTUDO DOS HIDROCARBONETOS

1. HIDROCARBONETOS OU CARBOHIDRETOS (CxHy)
[pic] [pic] [pic][pic]
Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O), nitrogênio(N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais. Os compostos pertencentes a esta função possuem fórmula geral: CxHy.
São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As suas diferentes características físicas são uma conseqüência das diversas estruturas moleculares encontradas nos hidrocarbonetos. No entanto, todos os hidrocarbonetos apresentam umapropriedade comum: oxidam‐se facilmente liberando calor. Os hidrocarbonetos naturais têm a sua origem a grandes pressões no interior da terra (abaixo de 150 km de profundidade) e são trazidos para zonas de menor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petróleo, gás natural, carvão etc.). As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo as mais complexas, possuem altaestabilidade termodinâmica. Apenas o metano, que é a molécula mais simples (CH4), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas. Os demais hidrocarbonetos não são formados espontaneamente nas camadas superficiais da terra.
Hidrocarbonetos líquidos geologicamente extraídos são chamados de petróleo (literalmente "óleo de pedra") ou óleo mineral, enquanto hidrocarbonetos geológicosgasosos são chamados de gás natural. Todos são importantes fontes de combustível. Hidrocarbonetos são de grande importância econômica porque constituem a maioria dos combustíveis minerais (carvão, petróleo, gás natural, etc.) e biocombustíveis como o plástico, ceras, solventes e óleos.
Os Hidrocarbonetos estão divididos em várias classes, dentre as quais merecem destaque os alcanos, alcenos(alquenos), alcinos (alquinos), alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos e os hidrocarbonetos aromáticos.
[pic]



1.1. ALCANOS OU PARAFINAS
Os alcanos, também chamados parafinas, são hidrocarbonetos alifáticos saturados. Estes se apresentam em cadeias lineares ou ramificadas. Nos alcanos, os átomos de carbono usam quatro orbitais híbridos, equivalentes sp3, para se ligar tetraedricamente aquatro outros átomos (carbono ou hidrogênio).
Os compostos de cadeia aberta como o alcano, foram denominados alifáticos (do grego aleifatos = gordura) no sentido de lembrar a sua natureza gordurosa.
Os alcanos são encontrados na natureza, de onde podemos extraí-los e purificá-los. Existem principalmente no petróleo, no gás natural, no xisto betuminoso (camada de rocha sedimentar) e na ceramineral. Eles são utilizados, dentre outras coisas, como matéria-prima para a preparação de muitos compostos na indústria petroquímica e também como combustível.

Fórmula Geral: CnH2n+2

EXEMPLOS:
[pic]
CH4 – metano C2H6 – etano

Propriedades Físicas:

Alcanos são praticamente insolúveis em água.

Alcanos são menos densos que a água.

Pontos de fusão e ebulição dosalcanos geralmente aumentam com o peso molecular e com o comprimento da cadeia carbônica principal.

Em condições normais, do CH4 até C4H10, alcanos são gasosos; do C5H12 até C17H36, eles são líquidos; e depois de C18H38, eles são sólidos.

As moléculas de alcanos podem ligar‐se entre si por força de Van der Waals. Estas forças tornam‐se mais interessantes à medida que o tamanho das moléculasaumenta.

Propriedades Químicas:
Alcanos possuem baixa reatividade porque as ligações simples C‐H e C‐C são relativamente estáveis, difíceis de quebrar e são apolares. Eles não reagem com ácidos, bases, metais ou agentes oxidantes. Pode parecer surpreendente, mas o petróleo (em que o octano é um dos principais componentes) não reage com ácido sulfúrico concentrado, metal sódio ou manganato de...
tracking img