Engenheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FASB – FACULDADE DO SUL DA BAHIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO



DREUSFFS BERNARD















PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO











TEIXEIRA DE FREITAS
2012
DREUSFFS BERNARD









PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO





Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico Empresarial do 9º período do Curso deEngenharia de Produção, ministrado pelo Prof. Fábio da Silva Neves.






TEIXEIRA DE FREITAS
2012


1. Conceito
O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo durante o qual e definido e revisado a missão da organização, a visão defuturo, os objetivos e os projetos de intervenção que visam à mudança desejada.

O Planeamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo oprocesso tenha coerência e sustentação.
Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e programam objetivos estratégicos.

Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como osobjetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

2. Aplicação
Quando aprendemos administração ou planejamento estratégico na forma acadêmica, qualquer autor que sirva de base ao estudo, seja qual for, prega uma análise estruturada e abrangente do ambiente interno e externo da empresa para a elaboração de um plano de estratégia empresarial.

Analisando oambiente interno baseia-se numa análise SWOT, preocupa-se em descrever um retrato atual da estrutura da empresa, bem como o mapeamento de objetivos das partes interessadas da empresa, como acionistas credores e administração. Podemos então analisa a definição de vantagens competitivas sustentadas, que derivam da associação de recursos humanos (competências e experiências), organizacionais (sistemase processos da empresa) e físicos (o hardware da empresa, incluindo instalações e equipamentos).

A análise externa preocupa-se em definir a forma de comportamento do mercado tais como entradas de novos concorrentes, movimentos ofensivos e defensivos, etc. Definição de sua missão fundamental, desenvolvimento de estratégias para alcança-lo, elaboração de calendário para executar a estratégia,mensuração e avaliação dos resultados alcançados.


3. Ferramentas Auxiliares
3.1 PDCA
O PDCA é aplicado para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área de atuação da empresa.
O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas,checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.
Os passos são os seguintes:
Plan (planejamento): estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance dameta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.
Do (execução): realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.
Check (verificação): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos,...
tracking img