Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação sem fio

Em telecomunicação, a comunicação sem fio é a transferência de informação sem a utilização de cabos. As distâncias envolvidas podem ser curtas (poucos metros, como em uma televisão e seu controle remoto) ou longas (milhares ou milhões de quilômetros para transmissões de rádio). É conhecido em países falantes de português, principalmente no Brasil, pelo anglicismo wireless.Seu uso engloba diversos tipos de rádios, telefones celulares, assistentes pessoais digitais (PDAs) e redes sem fio. Outros exemplos de tecnologia sem fio são unidades de GPS, controles automáticos de portas comuns e portas de garagem, mouses, teclados e headsets de computador, televisão por satélite e telefones sem fio.[1]
Bibliografia: 1.↑ Goldsmith, Andrea (2005). Wireless Communications.Cambridge University Press. ISBN 0521837162.

Rede sem fio

Uma rede sem fio refere-se a uma rede sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismo wireless.Radiofreqüência é a faixa do espectro eletromagnético de 9 kHz a 300 GHz utilizada na radiocomunicação. Fonte: http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do#
O espectro de radiofreqüências é um recurso limitado, constituindo-se em bem público e, conforme prevê a Lei nº 9.472, é administrado pela Anatel. Fonte: http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do#

O uso da tecnologia vai desdetransceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.

Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redesmetropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

Classificação

WPAN

Wireless Personal Area Network ou rede pessoal sem fio. Normalmente utilizada para interligar dispositivos eletrônicos fisicamente próximos, os quais não se quer que sejam detectados a distância. Este tipo de rede é ideal para eliminar os cabos usualmente utilizados para interligarteclados, impressoras, telefones móveis, agendas eletrônicas, computadores de mão, câmeras fotográficas digitais, mouses e outros.

Nos equipamentos mais recentes é utilizado o padrão Bluetooth para estabelecer esta comunicação, mas também é empregado raio infravermelho (semelhante ao utilizado nos controles remotos de televisores).

WLAN

Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) é umarede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos.

WMAN
WMAN - Wireless Metropolitan Area Network - Redes Metropolitanas Sem Fio.
Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) comdébitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.
Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica).

WWAN

WWAN (Wireless Wide Area Network - Rede de longa distância sem-fio) é uma tecnologia que as operadoras de celulares utilizam para criar a sua rede detransmissão (CDMA, GSM, etc), também para as redes Wimax. Com o advento das comunicações sem fio (wi-fi), surgiram diversos meios de transmitir dados sem estar conectado por um cabo.

Padrões e tecnologias

IrDA

Infrared Data Association (IrDA) é uma definição de padrões de comunicação entre equipamentos de comunicação wireless.

Tipo de barramento que permite a conexão de dispositivos...
tracking img