Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Quais são os elementos que caracterizam a chamada “síntese humana”?
Resposta: A “síntese humana” é a integração de características hereditárias e das adquiridas através da cultura, aspectos individuais e sociais, elementos do estado de natureza e de cultura. Um produto da natureza e da cultura e, ao mesmo tempo, um transformador da natureza e da cultura. Criador e criatura do mundo em quevive, tornando-se capaz de realizar coisas extraordinárias, no entanto, de destruir de modo devastador. Capaz de acumular um saber imenso, e mesmo assim permanecer angustiado por dúvidas profundas.

2. Por que o homem é considerado, simultaneamente, um ser biológico e um ser cultural? Explique.
Resposta: Como ser biológico, ele pertence à natureza, porque faz parte do reino animal, epossui uma herança genética, e pode ser estudado pela biologia (estudos dos seres vivos como um todo, sem particularização, sem particularização animal ou vegetal; estudo das leis gerais da vida; estudo das características gerais dos seres vivos).
Como ser cultural, ele tem noção de si mesmo, tem raciocínio reflexivo que lhe dá noção de passado, presente e futuro. Através da linguagem simbólica,ele se comunica com os seus semelhantes, por isso ele faz história. É a única espécie que modifica o meio em que vive para satisfazer suas necessidades fisiológicas, de segurança, de status e autorrealização.

3. Qual é a compensação que o homem tem pelos seus dotes corporais relativamente pobres?
Resposta: A compensação que o homem tem pelos seus dotes corporais relativamente pobres, é océrebro grande e complexo, centro de um extenso e delicado sistema nervoso, que lhe permite desenvolver sua própria cultura.



4. Qual é a distinção entre inteligência concreta e inteligência abstrata?
Reposta: Atribuída aos animais irracionais, a inteligência é considerada concreta porque está presa à experiência vivida naquele momento, cujos atos são sempre os mesmos para cadaindivíduo da espécie a que pertence – não muda ao longo do tempo. As habilidades desenvolvidas pelo animal servem apenas para adaptá-lo ao mundo natural, no que diz respeito à sua sobrevivência, mas não o levam a ultrapassá-lo.
Individualmente, o ser humano possui uma inteligência abstrata, cuja ação é pensada, consciente e proposital, e de posse de instrumentos simbólicos como a linguagem,p.ex., é capaz de criar necessidades novas. Só o ser humano é transformador da natureza, só ele é capaz de mudar o estado das coisas.
Ele tem a capacidade de romper com o passado, questionar o presente e criar a novidade futura: eis o “desafio da existência”.


5. Por que o animal é apenas um ser de contato, e não de relações históricas?
Resposta: Ele não pode separar-se de suasrealizações, ou seja, de suas atividades para criticá-las reflexivamente. Logo, o animal não faz história. A vida de cada animal é, em grande medida, uma repetição do padrão básico vivido pela sua espécie (COTRIM, 2002. p.12).


6. “O homem é um ser em construção”, um ser que não está enclausurado em sua própria espécie, em seu individualismo, como espécie animal. Por isso, cite as principaiscaracterísticas do ser humano.
Resposta: O ser humano é: móvel (inconstante, variável, volúvel); contraditório (conflitante, que contradiz, que contraria, que mente e desmente ao bel prazer; ambíguo (inseguro, indeterminado, impreciso); instável (inconstante, mudável, mutável, volúvel; dinâmico (ativo, diligente, empreendedor); inacabado (incompleto, que não foi acabado).

7. Qual o principalfator que cria um limite entre a natureza e a cultura? Comente essa questão.
Resposta: Além da linguagem simbólica, já comentada no item anterior, é através do trabalho que ocorre o processo de produção da vida material do homem, ou seja, o ato transformador do raciocínio em produto e serviços que representam seu processo evolutivo.

8. Que elementos constituem e configuram as tradições?...
tracking img