Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE NEGÓCIOS DO ESTADO DA BAHIA
Principais Avanços da Ergonomia no meio Industrial


Orientadores: Profª Ms. Juliana Firmino

Orisvaldo Lopes Souza Junior
Feira de Santana BA 2012-03-27


ESCOLA DE NEGÓCIOS DO ESTADO DA BAHIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO


Orisvaldo Lopes Souza Junior




Principais Avanços da Ergonomia no meio IndustrialOrientadores: Profª Ms. Juliana Firmino









FEIRA DE SANTANA-BA 2012
Principais avanços da Ergonomia no meio Industrial












Pesquisa apresentado como requisito avaliativo
da disciplina Meio Ambiente e Segurança Industrialministrada pela Prof(a) Juliana Firmino
Do curso de Engenharia de Produção pela Escola de Negócios do Estado da Bahia-ENEB.













RESUMO






Esta pesquisa objetiva demonstrar como a ergonomia pode melhorar significativamente a eficiência, produtividade e a prática de tarefas com mais conforto, segurança e saúde nos postos de trabalho e na vida dos colaboradores dasorganizações. Há estudos a respeito de como a ergonomia pode ser um fator determinante no bom andamento da produção. Trazendo avanços por meio de métodos ergonômicos confiabilidade a seus processos e a redução do custo das condições inadequadas de trabalho.






















AVANCOS EM ERGONOMIA E SEGURANCA INDUSTRIAL

A Ergonomia desde sua criação também tem passadopor suas transformações da mesma forma que a sociedade vem se transformando e fazendo suas exigências e isso afeta as organizações de trabalho e o próprio homem. O período histórico em que estamos situados marca-se por transformações societárias que afetam diretamente o conjunto da vida social e incidem fortemente sobre as profissões, suas áreas de intervenção, seus suportes de conhecimento e deimplementação.
Desde o início da era industrial, as empresas têm utilizado máquinas para aumentar a produção dos seus trabalhadores. No entanto, apenas mais recentemente têm sido feito estudos sobre os efeitos em seres humanos de uso prolongado de máquinas que não são projetados para maximizar o conforto humano.
É o estudo da adaptação do trabalho ao homem. O trabalho em uma acepção bastante ampla,abrangendo não apenas aqueles executados com maquinas e equipamentos, utilizados para transformar os materiais, mas também toda a situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e uma atividade produtiva.
Os avanços tecnológicos que trouxeram um discurso de libertação do homem oprimido pelas tarefas rotineiras, na prática ocorre uma contradição ao continuar escravizando esse homem.
AErgonomia foi sofrendo uma evolução relativamente ao seu objeto de estudo. Podem-se apontar as seguintes áreas de análise e intervenção ergonômica:
• Tecnologia de “interface” homem – máquina (estudo de características físicas e perceptivas do homem e conseqüente aplicação no desenho de instrumentos de controlo e de espaço de trabalho);
• Tecnologia de “interface” homem – ambiente (compreensão docomportamento humano no trabalho em envolventes naturais);
• Tecnologia de “interface” / utilizador (tentativa de compreender a forma como o utilizador capta e processa a informação para realização de uma tarefa, onde estabelece “interface” com uma ou várias máquinas);
• Tecnologia de “interface” organização / homem / máquina (desenho dos
processos organizacionais no que se refere à interação datecnologia com o homem).


ERGONOMIA NDUSTRIAL

Ergonomia é um campo de estudo que fornece dados sobre a melhor forma de projetar máquinas e equipamentos de escritório para o conforto dos seres humanos. Os cientistas estudam o uso de máquinas em uma fábrica de vir acima com os melhores modelos, ao invés de usar apenas contribuições teóricas.
A atenção da indústria para os princípios da...
tracking img