Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução da preocupação ambiental
Cita Donaire (1995) que, em curto espaço de tempo, a noção de mercados e recursos ilimitados da década de 60 revelou-se equivocada, porque ficou evidente que o contexto de atuação das empresas tornava-se cada dia mais complexo e que o processo decisório sofreria restrições cada vez mais severas. Um dos motivos dessa mudança no modo de pensar foi o crescimentoda consciência ecológica, na sociedade, no governo e nas próprias empresas, que passaram a incorporar essa orientação em suas estratégias.
Nas décadas de 1970 e 1980, os desastres ambientais de Seveso, Bhopal, Chernobyl e Basel provocaram um dramático crescimento da conscientização ambiental em toda a Europa, a que se seguiu um crescimento igualmente dramático nos Estados Unidos, onde o vazamentode petróleo do Valdez provocou intensa irritação popular.
No entanto, de acordo com Callenbach et al. (1993), os danos ambientais causados por catástrofes como as acima citadas são pequenos, quando comparados aos danos cumulativos, na maioria das vezes despercebidos, provocados por um enorme número de poluentes menores, a maioria deles de acordo com as regulamentações legais de seus países.
Apartir da década de 80, continuam os autores, difundiu-se rapidamente em muitos países europeus a consciência de que os danos "cotidianos" ao ambiente poderiam ser substancialmente reduzidos por meio de práticas de negócios ecologicamente corretas. Antes dos anos 80, a proteção ambiental era vista como uma questão marginal, custosa e muito indesejável, a ser evitada; em geral, seus opositoresargumentavam que ela diminuía a vantagem competitiva da empresa.
Pode-se observar na figura 2.1 a seguir o que motivou as empresas a aceitarem a responsabilidade pela proteção do meio ambiente:

Figura 2.1 - Motivação para proteção ambiental na empresa 
Fonte: Callenbach et al (1993, pg. 26)
Na Alemanha formou-se uma insólita aliança entre algumas empresas e o movimento ecológico daquele país.O antagonismo inicial entre o movimento ecológico popular e o mundo empresarial transformou-se, em muitos casos, em uma cooperação altamente produtiva. Esta cooperação teve entre seus impulsionadores o processo de globalização que iniciou-se nos anos 70, época em que ocorreram o primeiro e o segundo choque do petróleo, o aumento da taxa de juros em 1979 e às crises de regulações nacionais quedeles resultaram.
Na década de 80, a globalização se acelera devido à queda dos preços do petróleo e das commodities e a concomitante ascensão do capital como motor do crescimento econômico (Maimon, 1995). Nesta época possuir insumos baratos deixa de ser o bastante para ser competitivo, o ideal é usá-los produtivamente. Neste ambiente, as organizações são obrigadas a reavaliar suas estratégias, éintroduzida gradualmente na gestão dos negócios a dimensão ecológia.
De início, isto ocorreu de forma esporádica quando gerentes e empresários começaram a desenvolver programas de reciclagem, de economia de energia, de aproveitamento de resíduos, entre outros, em suas empresas. Estas práticas disseminaram-se rapidamente e logo muitas organizações passaram a desenvolver sistemas administrativos emconsonância com a causa ambiental.
Segundo Donaire (1995), o mais bem sucedido desses programas, desenvolvido por Georg Winter em 1989, foi o Sistema Integrado de Gestão Ambiental, conhecido hoje simplesmente com o Modelo Winter. Posteriormente, diversas empresas juntaram-se para formar a Associação Federal de Administração Ecologicamente Consciente (BAUM) com o propósito de promover e melhoraro modelo Winter.
Já nos Estados Unidos, o movimento ambiental foi além da criação da Agência de Proteção Ambiental (EPA -Environmental Protection Agency) e da aprovação das leis a partir da década de 60: o Clean Air Act (Lei do Ar Limpo), o Clean Water Act (Lei da Água Limpa), o Toxic Substance Control Act (Lei de Controle de Substâncias Tóxicas), entre outros. Nos anos 70 foi dado início às...
tracking img