Aspectos nutricionais do refrigerante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos Nutricionais do RefrigeranteDisciplina: Tecnologia de Produção de BebidasAluna: Valquíria BarretoRondonópolis, 10 de dezembro de 2012








1. Introdução

2. Desenvolvimento
2.1 Conheça os males que o consumo exagerado de refrigerantes pode causar
2.2 Valor Nutricional do Refrigerante de Cola (normal)
2.3 Valor Nutricional do Refrigerante de Cola Diet

3. Conclusão4. Bibliografia

1. Introdução

Este trabalho solicitado pelo Prof. MSc.Diego Dias Carneiro na disciplina Tecnologia de Produção de Bebidas tem o objetivo de abordar os valores nutricionais, os benefícios e os malefícios que o consumo de refrigerante pode ocasionar.

De acordo com o artigo 45 do Decreto nº 2.314, de 4 de setembro de 1997 da ANVISA:
Refrigerante é a bebida gaseificada,obtida pela dissolução, em água potável, de suco ou extrato vegetal de sua origem, adicionada de açúcares.

O refrigerante deverá ser obrigatoriamente saturado de dióxido de carbono, industrialmente puro.

Os refrigerantes de laranja, tangerina e uva deverão conter no mínimo dez por cento em volume do respectivo suco na sua concentração natural.

Soda limonada ou refrigerante de limãodeverá conter, obrigatoriamente, no mínimo dois e meio por cento em volume de suco de limão.

O refrigerante de guaraná deverá conter, obrigatoriamente, uma quantidade mínima de dois centésimos de grama de semente de guaraná (gênero Paullinia), ou seu equivalente em extrato, por cem mililitros de bebida.

O refrigerante de cola deverá conter semente de noz de cola ou extrato de noz de cola.
Orefrigerante de maçã deverá conter no mínimo cinco por cento em volume em suco de maçã.

Não será permitida a associação de açúcares e edulcorantes hipocalóricos e não-calóricos na fabricação de refrigerante.

2. Desenvolvimento
2.1 Conheça os males que o consumo exagerado de refrigerantes pode causar
Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerantecontém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nascrianças. Mesmo as versões diet, que não contêm glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.

E não se pode esquecer dos corantes, também perigosos. Vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, o leite e os sucos naturais, perdendo nutrientesimportantes.Ele está presente na dieta diária de muitos brasileiros. Seja na versão comum, light ou zero, os refrigerantes são alvos de muita polêmica quando o assunto é saúde e nutrição. Recentemente, o prefeito da cidade americana de Nova Iorque, Michael Bloomberg, criou polêmica com uma proposta de lei que pretende proibir a venda de refrigerantes e bebidas açucaradas em locais públicos da cidade, comoforma de combate à obesidade da população. Mas será mesmo que essa bebida é tão prejudicial à saúde como dizem?

Para quem quer mudar o estilo de vida e a alimentação em busca de mais saúde, cortar o refrigerante da dieta geralmente é uma das primeiras medidas. E, de acordo com a nutricionista funcional Daniela Cyrulin, essa bebida faz muito mal à saúde e deve ser evitada. "Além de que orefrigerante não traz nenhum nutriente benéfico, ele ainda traz ingredientes que podem fazer mal à saúde. Por exemplo, o consumo excessivo de refrigerante pode levar à osteoporose, já que há ingredientes que impedem a absorção do cálcio e até o sequestram dos ossos. Doenças como obesidade, pressão alta, diabetes, câncer, osteoporose, osteopenia e aumento de fraturas ósseas inclusive em crianças e...
tracking img