Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BRASILEIRA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

MARCOS PAULO CÂNDIDO DIAS

EFEITO FOTOELÉTRICO

VITÓRIA – ES
2012
MARCOS PAULO CÂNDIDO DIAS

EFEITO FOTOELÉTRICO

Trabalho apresentado à disciplina Introdução à àFísica do Curso de Graduação em Engenharia M Mecânica da Faculdade Brasileira – UNIVIX, c como requisito para avaliação.
Professor: Luiz Marcos Dezaneti

VITÓRIA – ES
2012
RESUMO
Este trabalho consiste na explicação do funcionamento básicodo efeito fotoelétrico, sua aplicação no dia a dia, mostrando de uma forma simples e objetiva a teoria existente.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ....................................................................................04
2 DESENVOLVIMENTO ........................................................................05
2.1 EFEITO FOTOELÉTRICO...............................................................05
2.2 FUNÇÃO TRABALHO .....................................................................06
2.3 APLICAÇÕES DO EFEITO FOTOELÉTRICO .................................07
3 CONCLUSÃO .....................................................................................08
4 REFERÊNCIAS ..................................................................................09

1 INTRODUÇÃONo início do século XX pensava-se que o som, a luz e outras radiações eletromagnéticas eram ondas, e que os elétrons, prótons e os átomos eram partículas. Porém ocorreram descobertas na física, e verificou-se que a luz trocava energia em pacotes discretos (quanta) tal como as partículas, e que os elétrons exibiam efeitos de difração e de interferência conforme se propagavam no espaço, tal qual umaonda.
A natureza quântica da luz e a quantização da energia foram sugeridas por Albert Einstein em sua explicação sobre o efeito fotoelétrico, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de física em 1921.
O efeito fotoelétrico é fundamento de funcionamento de vários dispositivos utilizados no nosso dia a dia, foi ele quem possibilitou o cinema falado e a transmissão de imagens animadas, a construção demáquinas capazes de produzir peças sem a intervenção do homem, além da sua aplicação em componentes eletrônicos capazes de medir a intensidade luminosa, traduzindo-a em uma corrente elétrica proporcional.
Outra aplicação que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, é a obtenção de energia elétrica através da luz solar, que também é baseada no efeito fotoelétrico.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 EFEITOFOTOELÉTRICO
A natureza quântica da luz e a quantização da energia foram sugeridas por Albert Einstein em 1905, em sua explicação sobre o efeito elétrico, marcando o início da teoria quântica.
O esquema básico para se estudar o efeito fotoelétrico pode ser mostrado pela figura abaixo:

Uma luz monocromática entra em uma câmara a vácuo e incide sobre uma determinada superfície metálica C(catodo) provocando a emissão de elétrons. Alguns desses elétrons atingem uma segunda placa metálica A (anodo), constituindo uma corrente elétrica entre as placas. A placa A é carregada negativamente, assim os elétrons são repelidos por ela, dessa forma somente os elétrons mais energéticos conseguem alcançá-la.
Pela teoria clássica, espera-se que com o aumento da intensidade da luz incidente sobre asuperfície metálica, a energia absorvida por cada elétron aumentaria e, dessa forma, a energia cinética máxima dos elétrons emitidos também aumentaria. No entanto isso não ocorre, a energia cinética máxima dos elétrons emitidos é a mesma para um determinado comprimento de onda de luz incidente não importando a intensidade da luz. Einstein demonstrou que a energia da luz é quantizada em...
tracking img