Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é ergonomia?
A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis].
Segundo (Dul 2004), é uma ciência aplicada ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência no trabalho.
A ergonomia estuda vários aspectos:
1- Postura e os movimentos corporais
2- Fatores ambientais
3-Informação
4- Relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas (tarefas adequadas, interessantes).
As áreas de especialização da ergonomia são:
1- Ergonomia física:
2- Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos
3- Ergonomia organizacional: concerne à otimizaçãodos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos.
Segurança do trabalho ou segurança laboral é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Atuando de diversas maneiras, buscando adaptar o ambiente detrabalho ao trabalhador. Para isso são desenvolvidas ações técnicas e administrativas e médicas, algumas ações importantes são:
1- Estudo da legislação de segurança do trabalho, normas técnicas e responsabilidades do empregador e dos empregados perante a causa segurança;
2- Estudo de ambiente de trabalho;
3- Análise das causas de acidentes de trabalho;
4- Palestras e treinamentos;
5- Aplicação deEPC´s;
6- Aplicação de EPI´s;
7- Avaliação dos resultados obtidos;
8- Eventual correção ou ajuste dos métodos usados;
9- Manutenção das ações de deram certo.

Levantar peso no trabalho
Cerca de 25% de todas as lesões que ocorrem estão diretamente que relacionadas com o levantamento, transporte e deslocação materiais.
Deve-se carregar no máximo o equivalente a 10% do peso corporal a cadavez, assim evita-se problemas na coluna e nas articulações.
Como Levantar e Manusear Cargas
Limite de peso
25 Kg ( carga colocada em um plano a 75 cm do piso )
18 Kg ( carga colocada no chão )
Obs.: Nunca carregue mais que 30 kg
Na posição agachada a carga a ser pega do chão deve ser: 15 Kg
NORMAS
NR - 17- Ergonomia
Visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições detrabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Define as referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção deacidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.
NR 26 - Sinalização de Segurança
Cor na segurança do trabalho
Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
- vermelho; amarelo; branco; preto; azul; verde; laranja; púrpura; lilás; cinza;alumínio; marrom; alem das placas de sinalização.
NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
NBR 5413 -Iluminância de interiores
Esta Norma estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras.
O que é SESMT?
SESMT = SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
Tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no...
tracking img