Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A eletricidade é um agente de risco causador de muitos acidentes, não só com danos pessoais a trabalhadores e a usuários, mas também com prejuízos materiais. Em 2002, ocorreram 86 Acidentes fatais nas empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, entretanto somam-se a, a esse numero 330 mortes que ocorreram nesse mesmo ano, com colaboradores dessas empresas.Devido a esses fatos, é necessário que trabalhos em eletricidades sejam executadas com a utilização de procedimentos específicos de segurança, aliados a um intenso programa de treinamento em conformidade com a política de segurança de trabalho nas empresas, e dentro dos critérios estipulados pela Norma regulamentadora numero 10.
A norma regulamentadora numero 10, ”Instalações e serviços emeletricidades”, trata sobre as atividades na área elétrica, estabelecendo critérios de segurança para todos aqueles que trabalham em suas diversas fases, como geração, transmissão, distribuição, e consumo de energia, ou até mesmo usuários.

Norma regulamentadora -10
A Nr-10 (Norma Regulamentadora- 10) emitida pelo Ministério do Trabalho. Tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dostrabalhadores que trabalham com instalações de serviços em eletricidade.
Esta norma regulamentadora abrange todas as fases da produção, trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades: geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas residenciais, e quaisquer trabalhos realizados nassuas proximidades.

Nela vem estabelecidas procedimentos de :

* Segurança em projetos;
* Uso do Epi’s e Epc’s;
* Segurança em instalações elétricas energizadas e desergenizadas;
* Proteção contra incêndio e explosão;
* Habilitação, qualificação, capacitação, e autorização dos trabalhadores;
* Responsabilidades;
* Situação de emergência;

Segurança em projetos

Éobrigatório que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização para sinalização de advertência da condição operativa, e todos projetos devem atender ao que dispõem as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

Uso do Epi’s e Epc’s

Em todos as intervenções em instalaçõeselétricas devem ser adotados medidas preventivas de controle de risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de analise de risco de forma a garantir a segurança e saúde no trabalho.São considerados Equipamentos de proteção coletiva(EPC), coletes refletivo, fitas de demarcação,reflexivas, cobertura isolante, cones de sinalização, conjuntos de aterramento temporário e detectores de Baixae alta tensão, já os equipamentos de proteção individual (EPI), são os cinto de segurança com talabarte, capacetes aba total, botas de proteção contra riscos elétricos e sem partes metálicas, óculos de segurança, protetores faciais, braçadeiras ou magotes e luvas de borrachas que é de acordo com a tabela abaixo:.

Classes | Tensão de trabalho (V) |
0 | 1.000 |
1 | 7.500 |
2 | 17.500 |3 | 26.500 |
4 | 36.000 |


Todos os equipamentos deve possuir um certificado de aprovação (CA) emitido pelo ministério do trabalho.

Segurança em instalações elétricas energizadas e desenergizadas

Só serão considerados, desenergizadas as instalações elétricas após os procedimentos apropriados obedecendo a sequência abaixo:

1. Seccionamento
2. Impedimento de reenergização3. Constatação de ausência de tensão
4. Instalação de aterramento temporário
5. Proteção dos elementos energizados
6. Sinalização do impedimento de reenergização

Já nas instalações elétricas energizadas os serviços devem ser suspensas de imediato em caso de ocorrência que possa colocar os trabalhadores em perigo, nesse tipo de serviço requer o dobro de prevenção em relação...
tracking img